quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Por que eu amo o Fluminense?



Bom, estou a dois dias pra postar essa história, mas só agora consegui me acalmar da euforia que tomou conta de mim nos últimos dias pra escrevê-la. Nesse post, vou contar a história, resumida, que foi escrita pelo Fluminense em 15 anos, desde o gol de barriga de Renato Gaúcho que deu o 28º título do Campeonato Carioca ao Flu, até o gol do "Sheik" que nos deu o Tricampeonato brasileiro.
Bom, em 95, lembro-me de estar assistindo à final em casa com meu pai e minha mãe, e lembro também que após o gol de barriga de Renato Gaúcho, a euforia foi tanta, não só na minha casa, mas na cidade de Maricá inteira, que assim que o Juiz apitou o final do jogo, fomos pra rua comemorar, me recordo muito bem dos pisões que levei por ser tão pequeno - iria completar 7 anos cinco dias após o título - no meio de adultos enfóricos. Nesse ano de 95, foi onde realmente nasceu minha paixão pelo Fluminense, pois apesar de eu sempre ser torcedor, só tive consciência do que é realmente amar um time, naquele dia 25 de junho. E foi também nesse ano de 95, após uma semifinal de Brasileirão, contra o time do Santos de Geovane, que jogava com o cabelo pintado de vermelho, que começa a queda do Fluminense no cenário nacional. Numa semifinal de Brasileiro, após vencer o primeiro jogo no Maracanã por 4x1, a torcida do Flu começou a cantar vitória antes do tempo e uma semana depois da goleada aplicada no Maraca, o Flu perdeu de 5x1 em São Paulo. Foi aí que aprendi a não cantar vitória antes que o resultado final estivesse consumado. Em 96 não me recordo de muita coisa, mas me lembro bem do estouro da champagne no gabinete do presidente do Flu na época. Comemorando uma virada de mesa que impediu a queda do Fluminense, que havia sido penúltimo colocado no Campeonato Brasileiro daquele ano. Ali achei ter aprendido o que é ter vergonha. Em 97, não teve jeito, não houve virada de mesa, mais uma vez o Flu foi penúltimo colocado e foi rebaixado à segunda divisão do futebol brasileiro. Mais uma vez achei que tinha aprendido o que é vergonha de torcer pra um time, mas o pior ainda estava por vir. Em 98, o Fluminense chega ao fundo do poço. É rebaixado à 3ª divisão do futebol brasileiro, jogadores como Branco, tetracampeão mundial com a seleção brasileira, dão declarações dizendo que o Fluminense não pode disputar a competição num nível tão baixo, lembro que foi muito criticado por isso nos programas esportivos da época, diziam que realmente o Flu não podia jogar a terceira divisão, mas isso tinha que ser colocado em prática no campo, o que não aconteceu e por isso foi rebaixado e tinham que disputar sim a terceira divisão. Em 99 sim, eu aprendi o que era a vergonha propriamente dita. Ver meu time, aquele mesmo que vi ser campeão heróicamente a quatro anos atrás, contra um time que tinha Romário, Sávio e Edmundo e no banco de reservas, Vanderlei Luxemburgo. Esse mesmo time que ouvia meu pai falar como se tivesse sido o grande amor da sua infância e juventude, vi esse time jogar contra um time treinado por um vizinho meu, de Maricá. Mas nesse mesmo ano, eu realmente vi, ser forjado no meu coração o amor por esse time. A primeira tentativa de marcar meu coração como o ferro quente marca o couro dos animais, foi um técnico consagrado, Campeão brasileiro pelo Flu em 84 e Tetracampeão mundial com a Seleção, aceitar treinar o seu time do coração, com um salário muito aquém do que ele merecia, com apenas um pedido: O de o Fluminense se esforçar pra se reestruturar, para dar condições do clube voltar a crescer. Mas esse não foi ainda o momento em que meu coração ficou marcado pra sempre com o nome Fluminense, não... faltava algo e esse algo a mais foi feito pela MELHOR E MAIS BONITA TORCIDA DO MUNDO. Sim, a Torcida do Flu deu a demonstração de amor mais fantástica que eu já havia visto até então. Durante a disputa da série C, o Fluminense disputou partidas em dias nada convencionais, em horários muito menos convencionais, e tiveram jogos, que ocorreram no Maracanã, e lembro que em um desses jogos, em plenta terça-feira, às 11 horas da manhã, a torcida do Fluminense coloca 25 mil pessoas no Maracanã. Ali eu percebi a grandeza desse clube, que quando menor pareceu, maior se tornou. Ao fim daquele ano, o Fluminense havia se sagrado Campeão da Terceira divisão do futebol brasileiro, havia reestruturado suas categorias de base, com um centro de treinamento de respeito em Xerém, distrito de Duque de Caxias, um centro de treinamento que no futuro iria dar muitos títulos e muitas jóias valiosíssimas ao futebol tricolor. Uma dessas jóias foi um dos principais responsáveis pelo título da terceirona, Roger, conhecido como maradoninha pela incrível habilidade na perna esquerda. Bom, no ano de 99, após um grande imbróglio na primeira divisão, devido a uma irregularidade no time do Gama, o Botafogo que seria rebaixado, entra na justiça e impede que a CBF organize o torneio de 2000, com isso, o Clube dos 13 assume a organização do Brasileirão, que mudaria e nome, para Copa João Havelange. Como o Botafogo conseguiu impugnar a regra de rebaixamento do campeonato de 99, o clube dos 13 resolveu chamar grandes times que estavam em divisões inferiores para participar do módulo azul do campeonato de 2000, que seria constituído por 25 times e o Fluminense foi convidado a disputar esse módulo. E desse ano, além da fatídica final em São Januário, entre Vasco e São Caetano, me lembro da minha primeira vez no Maracanã. Lembro que fomos eu, meu pai e meu tio, junto com a galera de Maricá que havia alugado um ônibus e nesse dia eu pude pôr em prática o que eu aprendi em 95: "NÃO CANTAR VITÓRIA ANTES DO TEMPO". O jogo era contra o São Caetano, que havia conseguido a classificação no módulo amarelo e no cruzamento com os times do módulo azul, caiu contra o Fluminense, que foi 3º colocado entre os 25 times do módulo azul. Não me recordo quanto foi o primeiro jogo, em São Caetano do Sul, mas lembro-me que o Flu precisava de um empate, estavamos sentados n arquibancada amarela do Maraca, um pouco a esquerda do gol defendido por Murilo. O jogo estava caminhando para o seu fim, quando grande parte da torcida do Flu começa a gritar para o São Caetano: "Eliminado... Eliminado...". Isso pq o jogo estava 0x0, e faltavam cerca de 10 minutos pro fim, eu só me lembro de ter sentado na cadeira e pensado comigo mesmo, bando de babaca, o jogo ainda não acabou, parem de desmerecer o time adversário, será que não se lembram de 1995? De repente, cobrança de falta quase do meio-de-campo pro São Caetano, e do lado de lá, tinha um certo Adhemar, que chutava muito e chutou e só me lembro de um silêncio absurdo no estádio, quebrado apenas pelo som da rede da meta à minha direita. Absurdo, mas eu já esperava, lembro que a volta pra casa foi triste... muito triste. Mas não estava envergonhado, afinal, depois de dois anos disputado divisões inferiores, fomos o 3º melhor time entre os 25 melhores do Brasil na fase de classificação e no geral, conseguimos a 9ª posição. Ali começava a redenção Tricolor. Entre 2001 e 2004, pouca coisa relevante aconteceu, apesar de nesse período a Unimed se tornar quase parte do Clube, financiando entre outras coisas, a vinda do craque consagrado Romário para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2002, ano do Centenário do Flu, que diga-se de passagem, foi coroado com o 29º título Carioca, lembro que o campeonato estava muito desvalorizado na época. Alguns times disputaram a competição com os times reservas, mas e daí?? Eram 11 contra 11 e era uma grande oportunidade de ser campeão no Centenário, coisa que nosso maior rival, o Flamengo não conseguiu, diga-se de passagem, o campeão no Centenário deles, fomos nós, e em cima deles... vide gol de barriga em 95. E em 2002, mais uma vez deu Flu, numa final sequer televisionada, lembro-me de estar em casa ouvindo no radinho e sem poder fazer barulho, porque minha mãe e irmãs já dormiam, e eu e meu pai ficávamos vibrando em silêncio. Após o título, pulei muito, gritei em silêncio, e fui dormir feliz da vida. Ficamos em 3º no brasileirão daquele ano, com grande ajuda do Romário, ficamos na semifinal pro Corinthians. Nada que me abalasse. Pulando alguns anos sem nada pra se comentar, em 2005, sob a batuta de Abel Braga, um campeonato carioca disputadíssimo, com grandes jogos. A sensação do campeonato era o Volta Redonda, Campeão da Taça Guanabara, garantindo vaga na decisão estadual. Restava aos outros 11 times correrem atrás da Taça Rio e disputar o título com eles. Dois jogos marcaram demais. O primeiro foi a final da Taça Rio. O badalado Flamengo, atual Bicampeão e grande papão de Cariocas nos últimos 10 anos. Época da música Poeira da Ivete Sangalo fazer sucesso na torcida rubro-negra. E época em que eu estava em casa e ouvi pela televisão, após um sonoro 4x1 do Flu sobre o Fla na final, com direito a olé de mais de 3 minutos, um grito ironizando a famosa música adotada pelos rubro-negros, a torcida Tricolor cantava assim: "Ô Urubu, chegou a hora, pega a poeira põe no c** e vai embora!". E enquanto a torcida do Flu cantava isso, a torcida do Flamengo se retirava do estádio revoltada, foi épico. Outro jogo inesquecível daquele campeonato, foi o segundo e decisivo jogo da final do estadual. Fluminense x Volta Redonda. O Volta Redonda, heroicamente, havia ganho o primeiro jogo por 4x3, em pleno Maracanã, e tinha a vantagem do empate no segundo jogo. Lembro que o segundo jogo foi muito tenso, com o Volta Redonda abrindo o placar, e deixando os mais de 70 mil tricolores do Maracanã super nervosos. No fim do primeiro tempo, após lance polêmico, Tuta empata o jogo. No segundo tempo, Marcão marca o segundo, desviando de cabeça cobrança de falta de Juan, e após isso, era pressão do Flu mas a bola teimava em não entrar. E foi aí, que aprendi mais uma coisa. Nunca deixar de acreditar no Fluminense até o último e derradeiro minuto. O jogo estava indo para os pênaltis, quando aos 47 do segundo tempo, Leandro, evita a saída de bola pela lateral direita da intermediária, e de lá mesmo resolve erguer a bola na área, Antônio Carlos sobe só pra aparecer na foto, meio despretensioso e divide a bola com o goleiro Lugão, a bola bate na parte de trás da cabeça dele que quando cai fica procurando a bola, e quando a vê entrando no gol do Voltaço, explode em alegria, era o título carioca novamente nas laranjeiras. Torcida em êxtase. Grande título em um ano que ainda culminaria num vice campeonato da copa do Brasil e em um 5º lugar no brasileiro, duas vezes a participação na Libertadores bateu na trave no mesmo ano. Vamos pular 2006, ano em que nada de muito especial aconteceu e vamos ao ano de 2007, mas vamos nos concentrar apenas na Copa do Brasil. O Fluminense havia superado o trauma dos rebaixamentos e voltava com tudo ao cenário nacional. Numa competição marcada pela grande campanha do Botafogo, realmente prejudicado pela arbitragem no jogo de volta da semifinal contra a equipe do Figueirense, o Fluminense, que não tinha nada a ver com isso, também chegara à grande final, assim como dois anos atrás, e assim como dois anos atrás, iria enfrentar um time de menor expressão nacional, o Figueirense. No primeiro jogo, no Maracanã, eu fiz questão de ir assistir, era minha primeira vez sem meu pai no Maraca, até então só ia com ele, e dessa vez, fui com uns amigos. Lembro-me que a torcida do Fluminense, a mesma que havia forjado em mim o amor à esse clube, me deu a demonstração do que era a expressão: "Acordaram um gigante!". Na noite do dia 31 de maio, num Maracanã lotado de tricolores, com uma festa maravilhosa de luzes e cores, o Fluminense sofre o primeiro gol e a torcida ao invés de se desesperar, canta ainda mais forte, acordando o tal gigante. E no finzinho do jogo, Adriano Magrão marca o gol de empate, o gol que fazia o Gigante despertar totalmente. Uma semana depois, no Orlando Scarpelli, o Fluminense marca um gol logo no início do jogo, e com isso, garante o título e a partir daí, o gigante já despertou e começa a mostrar pros que não conheciam a sua verdadeira vocação para a glória. Em 2008, após 23 anos, o Fluminense volta a disputar a competição mais importante da América. E tem jogos fantásticos, mas não vou contar a história deles, pois já estou fazendo isso em posts diferentes, mas tenho que destacar o que acontece na grande final. Depois de eliminar os grandes papões da Libertadores, São Paulo e Boca Juniors, o Fluminense iria enfrentar a então desconhecida LDU e a sua temida aliada, a altitude, que faz com que fôssemos batidos em quito por 4x2. No jogo de volta, sofremos um gol pelo nervosismo, pois foi um dos únicos chutes da LDU no jogo, e vencemos por 3x1, levamos a decisão para os pênaltis (lembrando que se o regulamento da competição tivesse se mantido na final, em que o gol na casa do adversário era critério de desempate, o Fluminense seria o campeão sem a necessidade de pênaltis) e num Maracanã lindo como nunca se havia visto antes em lugar nenhum no mundo, o Gigante cai. O Fluminense sofre o grande baque de sua história desde a queda para a terceira divisão. O que se via no Maracanã era desumano, pessoas chorando incontrolavelmente, e apesar da derrota, aplaudiram o time, reconhecendo o esforço feito por eles e me ensinaram o que é ter orgulho de ser tricolor. Em 2009, foi o ano do Fluminense. Não, o Fluminense não ganhou título nenhum, mas ganhou algo mais valioso que isso. O respeito nacional. Após uma campanha épica na Libertadores do ano anterior, a sensação de assunto inacabado com aquele torneio e a certeza de que ainda vamos voltar a ele para resolver isso, o Fluminense iria disputar a Copa Sulamericana e o Brasileirão no segundo semestre. O Fluminense ia mal das pernas no brasileirão e aos trancos e barrancos na Sulamericana ia superando seus adversários. Até que Se vê completamente perdido no brasileiro, faltando 7 rodadas pra finalizar o campeonato, o Fluminense precisava ganhar todas, era considerado rebaixado por praticamente todos os comentaristas de esportes. Todos os torcedores adversários já nos davam como rebaixados. Até mesmo parte da nossa torcida já se dava por vencida. Eu pensava comigo que esses que não acreditavam não conheciam a história recente do Fluminense. A virada começou contra o Atlético-MG no Maracanã, onde pouco mais de 13 mil verdadeiros guerreiros, apelidaram o time do Flu de guerreiros como eles, debaixo d'água, lutando junto com o time, cantando como se fossem 50 mil, levaram o time à vitória contra um dos melhores times do campeonato. No fim de semana seguinte, tínhamos a pedreira do Cruzeiro, candidatíssimo ao título daquele ano, e no fim do primeiro tempo, o que se via no placar era 2x0 para os donos da casa. Ali muita gnt se desesperou, mas eu, como conhecia o poder desse time, não arredei pé da frente da TV pude ver uma virada histórica, quase inacreditável, o Fluminense, diante de mais de 40 mil cruzeirenses, vira o jogo pra 3x2 e continua sua luta contra os 98% de chances de rebaixamento que lhe foram atribuídas pelos matemáticos. E a maratona de jogos prosseguia, disputando a sulamericana em paralelo. Até que chegamos ao fim do mês de novembro, não me recordo bem a data, mas era dia de final de sulamericana, e logo contra quem? A mesma LDU, no mesmo estádio onde fora derrotado por 4x2 a pouco mais de um ano. E dessa vez, o baque foi pior, o time lutava incansavelmente contra o rebaixamento iminente, estava nítidamente exausto, e o ar rarefeito a 2800 metros de altitude deixaram o time perdido, prova disso foi que logo no início, antes do cansaço fazer efeito, o Fluminense colocou 1x0, e depois disso, o que se viu, foi algo mais uma vez desumano. Eram mais de 40 mil pessoas, contando os gandulas da LDU contra o Fluminense, contra os cerca de 50 a 60 tricolores, contando os jogadores, que foram enfrentar a LDU. E essa covardia acarretou uma sonora goleada, 5x1 pra LDU. Mas foi aí que mais uma vez a torcida do Fluminense fez a diferença. Na noite do dia seguinte, a delegação do Fluminense desembarcou no Aeroporto Tom Jobim, esperando serem recebidos por alguns torcedores revoltados com o resultado, mas para a surpresa deles e do Brasil inteiro, cerca de 2000 torcedores, foram ao aeroporto abraçá-los, incentivá-los e agradecer pelo empenho. Aquilo uniu time e torcida de uma forma absurda. O time foi recebido como campeão, após sofrer uma goleada praticamente irreversível. Sem contar que uma atitude diferente da torcida, colocaria em risco a recuperação no campeonato brasileiro. Se antes a chance de rebaixamento era de 98%, ela já tinha sido redusida a míseros 21%, e no domingo teria jogo decisivo contra o Vitória no Maracanã. A torcida mais uma vez compareceu e viu o time golear pelo placar de 4x0, placar necessário para levar a decisão de quarta, pela sulamericana, no mesmo estádio para os pênaltis. Chega o tão esperado dia 2 de dezembro, quem diria que um time que a um mês atrás tinha 98% de chances de ser rebaixado no brasileiro, estaria na final da Sulamericana e dependendo de um empate no domingo para permanecer na primeira divisão? Pois essa era a situação do Fluminense, para garantir o título sulamericano, era necessário golear a LDU por 5 gols de diferença ou 4 para levar a decisão pros pênaltis. Dessa vez eu estava lá e o que eu vi na decisão, foi um baile Tricolor, só dava Fluminense, mas o gol teimava em não sair, no fim, me lembro que vencemos por 3x0 e todos aplaudiram de pé e cantaram "Time de guerreiros" ao fim do jogo, mostrando o orgulho de ser Tricolor e cientes de que a verdadeira guerra seria no domingo, contra o Coritiba em Curitiba. Não podia perder esse jogo e fui, sozinho pra Curitiva, 14 horas de viagem, no meio de uma organizada do Flu. E que viagem. Emocionante do início ao fim. Teve revista inconstitucional da polícia do Estado do Paraná, teve churrasco de recepção da organizada do Paraná Clube, teve caminhada escoltada por policiais até o estadio, teve desespero total, nos dez minutos finais do jogo, onde só se via o Coritiba pressionar, teve o alívio de se sentir ainda na primeira divisão e o grito de zoação com a torcida adversária (Chora otário, caiu no centenário!), teve confusão no fim do jogo com a torcida do Coxa invadindo o gramado e agredindo quem vissem pela frente. Tive que esperar duas horas após o fim do jogo para sair do estádio. Voltamos para a sede da torcida organizada do Paraná Clube sem escolta policial. Fomos embora da cidade, por volta das 23 da noite, sem escolta da polícia, houveram rumores de que estaríamos sendo seguidos por duas kombis e um carro da torcida organizada do Coritiba. E o melhor foi quando o busão que nos levou e trouxe de lá, colocou as rodas na Avenida Brasil, a comemoração era como se fosse um título e apesar do Flamengo ter sido campeão naquele ano, só se falava do milagre tricolor, todos que passavam pelo ônibus, comigo e outros integrantes da torcida sentados pro lado de fora da janela, com bandeiras, camisas e toalhas do flu sendo agitadas, nos cumprimentavam, dando os parabéns, como se os campeões tivéssemos sido nós. E quem imaginaria, que exatamente um ano depois desse martírio, o Fluminense Football Club estaria no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, para receber a Taça de Campeão Brasileiro de 2010? Eu, não podia deixar de estar no Engenhão pra ver o jogo que valeu o título. Emocionante, tenso, vibrante, festa linda da Melhor e Mais Bonita Torcida do Mundo. Fez valer as quase 22 horas em que fiquei na fila para comprar o ingresso. No fim, eu não conseguia falar ou fazer nada, além de abraçar quem estivesse do meu lado, chorar, olhar estático pro gramado e elevar meus olhos ao céu e agradecer a Deus pelo momento que eu estava presenciando. Foi mágico, o Gigante finalmente resolveu mostrar seu poder novamente e ano que vem estamos de volta a competição mais importante da América, o que vai acontecer? Não sei, mas alguém aí ainda duvida desse Clube?? Será que deu pra entender o por quê de eu amar tanto e fazer loucuras por esse clube?

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

São Paulo x Fluminense - Primeiro jogo




No dia 14 de maio de 2008, o Fluminense jogou pela primeira vez em sua história uma partida em caráter mata-mata em uma libertadores na sua história centenária. E o adversário era ninguém menos que o Tricampeão da Libertadores, atual campeão brasileiro e futuro tricampeão consecutivo do brasileirão. Uma potência sulamericana, e por que não mundial, já que também é tricampeão mundial de clubes. Como o Flu, teve a melhor campanha de todos os times na fase de classificação, tinha o direito de disputar o jogo de volta em casa. Mas antes desse jogo de volta, tinha o de ida, jogo complicadíssimo num Morumbi lotado por mais de 50 mil São Paulinos. E um time recheado de craques, como Dagoberto, Hernanes e o "Imperador" Adriano. Não há muito o que falar dessa partida, a não ser comentar os dois grandes nomes do jogo. O primeiro foi Adriano, que sabendo usar o porte físico se sobressaía aos demais jogadores de defesa do Flu e dava muito trabalho ao nosso segundo e na minha opinião, melhor jogador em campo nesse jogo. Fernando Henrique. O goleiro do Fluminense fez pelo menos 3 defesas fantásticas em jogadas paulistas, e com certeza se não fosse ele, a coisa tinha ficado mais complicada do que foi. O Fluminense não teve um lance de perigo sequer contra o São Paulo nesse jogo, era o típico e literalmente falando, ataque (São Paulo), contra defesa (Fluminense), a pressão era enorme, o time de Renato Gaúcho não conseguia sair trocando passes, com Thiago Neves muito marcado, as jogadas não fluíam e sempre resultavam num contra-ataque. Em um desses contra-ataques, saiu o gol da vitória São Paulina. Adriano recebe pela direita, se livra de um marcador usando o corpo para proteger a bola e vê Dagoberto entrando livre pela esquerda, o passe sai em profundidade e Dagoberto se estica pra não deixar a bola sair e consegue fazer o domínio e logo depois chutar cruzado para grande defesa de Fernando Henrique que não tendo outra saída espalmou pra onde deu, infelizmente foi pro meio da área, onde Adriano, livre, só teve o trabalho de escorar pro gol vazio. São Paulo 1x0 antes dos 20 minutos do primeiro tempo. Dali em diante foram defesas e mais defesas de Fernando Henrique e um carrinho salvador do zagueiro Roger, aquele mesmo do gol do título da Copa do Brasil no ano anterior, se jogou para evitar que o chute de Degoberto que recebeu livre na entrada da pequena área tivesse destino fatal. Fato que marcou muito foi ver os jogadores de defesa Tricolores saindo de campo exaustos, completamente extenuados, tamanha a batalha para segurar o ataque são paulino. Apesar do cansaço, todos sabiam que tinham feito um bom trabalho e contado muito com a sorte para poder entrar em campo mais tranquilo no Rio. Amanhã escrevo sobre o que foi, na minha opinião, o melhor jogo da Libertadores da América que eu já assisti na minha vida.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dossiê Botafogo de Futebol e Regatas

Bom gente, hoje eu to aqui, muito influenciado por uma gozação de uma pessoa que eu considero demais, já disse a ela que a considero uma irmã. Essa pessoa, se transforma quando o assunto é o time dela, mas que graça teria o futebol se não pudéssemos sacanear os amigos que torcem pelos times adversários? Minha família por parte de pai praticamente toda é botafoguense, não tenho nada contra o Botafogo, mas quando o Botafogo faz alguma vergonha, eu tenho que dar uma sacaneada de leve. Teve uma vez que coloquei um vídeo sacaneando o Botafogo no meu orkut e essa minha amiga, pediu que eu tirasse o vídeo senão não falaria mais comigo, atendi o seu pedido temendo pela nossa amizade. Qual não foi minha surpresa quando entro no orkut ontem e vejo em uma das atualizações dela, um vídeo relembrando os rebaixamentos do Fluminense. Como tenho espírito esportivo, aceitei a brincadeira, e só fiz uma ressalva: "NÃO COMECE UMA GUERRA QUE NÃO PODE VENCER!". E ela concordou que eu poderia responder à sua brincadeira à altura. Porém, após eu simplesmente perguntar como ela podia zuar o Fluminense se o time dela já tem vários anos que não conquista um título de expressão nacional, e ela me responde que o meu está na mesma. E após a simples resposta: "Copa do BRASIL = Título nacional", ela aparentemente me bloqueou no MSN e me excluiu do orkut. Pois bem, pra que não haja mais brigas desse tipo, vou expor meus argumentos pra eu sacanear o Botafogo, vulto "Nada pode ser menor" ou ainda "Menor do Rio".

Início do Dossiê:

Um dos argumentos mais usados pelos botafoguenses é uma lista da FIFA, citando o Botafogo como um dos maiores clubes da história. Bom, se isso realmente é verdade, como pode a Commebol, que é diretamente ligada à FIFA, confundir o "grande" Botafogo com o Botafogo da Paraíba??? Pois é... pra quem não lembra, na divulgação da tabela da Copa Sulamericana de 2007, o "grande" Botafogo foi confundido com o Botafogo-PB, como vocês podem ver na foto abaixo:


Continuando, o outro argumento que ela usa pra tentar explicar a grandiosidade do Botafogo, é a da grande quantidade de jogadores cedidos à seleção brasileira. Pois bem, concordo com ela, realmente tiveram muitos jogadores que enquanto jogavam pelo Botafogo, foram convocados para a seleção brasileira, o que levanta uma questão: Será que a camisa preta e branca é amaldiçoada, impede que mesmo com os melhores jogadores, o time conquiste alguma coisa? Pois pelo que eu sei, em nenhum ranking de clubes é utilizado a quantidade de jogadores cedidos à seleção de seu país. Que eu saiba nesses rankings, o que faz a diferença são os títulos e grandes participações em campeonatos a níveis nacionais e internacionais pelos clubes analizados. Talvez por isso, o ranking da IFFHS, único ranking de clubes reconhecido pela FIFA, o "grande" Botafogo apareça apenas na 143ª posição, atrás de alguns clubes nacionais como Inter-RS (9º), Cruzeiro (29º), São Paulo (30º), FLUMINENSE (32º), Flamengo (50º), Santos (90º) e, pasmem, Vitória (111º).

Bom, passando essa parte de Ranking, vamos fazer uma pequena comparação sobre a importância das maiores honrarias entre as equipes de Botafogo e Fluminense.

O Botafogo se gaba de ser considerado pela FIFA o 12º melhor clube do século passado, quando a única explicação dada pelo site são as convocações de 92 alvinegros para a seleção e os títulos de expressão que conquistou no passado, como uma Taça Brasil - equivalente à Copa do Brasil de hoje em dia que foi conquistada em 1968, um Campeonato Brasileiro em 1995, uma Copa Commebol - equivalente à Sulamericana de hoje em dia, 4 Torneios Rio-São Paulo e apenas 18 campeonatos estaduais.

Bom, os botafoguenses que me desculpem, mas entre ser considerado o 12º maior clube do mundo no século XX, sendo apenas o 3º maior brasileiro, eu prefiro o do Fluminense.

Em 1949, o Fluminense recebeu a honraria da Taça Olímpica, entregue por nada menos que o Comitê Olímpico Internacional, que é só a instituição desportiva mais importante do mundo, como prêmio à contribuição com seus serviços ao esporte brasileiro e mundial, o Fluminense é o único clube de futebol do mundo a possuir essa honraria, então, respondam-me: entre ser o 3º maior clube do Brasil e 12º do mundo segundo a segunda instituição desportiva mais importante do mundo, e ser considerado o maior de todos os clubes do mundo pela instituição mais importante do mundo, qual dessa honrarias você, leitor, escolheria??

Agora, alguns detalhes históricos:

Confronto direto contra os maiores de Rio e São Paulo

Botafogo x Flamengo
335 jogos
121 vitórias do Flamengo
105 vitórias do Botafogo
109 empates

Botafogo x Fluminense
327 jogos
119 vitórias do Fluminense
108 vitórias do Botafogo
100 empates

Botafogo x Vasco
299 jogos
130 vitórias do Vasco
78 vitórias do Botafogo
91 empates

Botafogo x Corinthians
95 jogos
40 vitórias do Botafogo
34 vitórias do Corinthians
21 empates

Botafogo x Palmeiras
100 jogos
38 vitórias do Palmeiras
29 vitórias do Botafogo
33 empates

Botafogo x Santos
93 jogos
34 vitórias do Santos
32 vitórias do Botafogo
27 empates

Botafogo x São Paulo
90 jogos
37 vitórias do São Paulo
34 vitórias do Botafogo
19 empates

Fatos históricos

Logo em sua fundação, o Botafogo estréia com uma derrota por 3x0 para o já extinto time do football Athletic Club.

após 8 anos intercalando bons e maus momentos, o Boafogo fica 18 anos sem ganhar um título sequer, quando em 1930 conquista um Carioca, o quarto da sua história de 26 anos, o Fluminense com 22 anos, já havia conquistado 9.

6 anos depois, mais sofrimento pra torcida alvinegra, 12 anos sem ganhar nada. Quando novamente quebra o jejum com um título carioca, sendo seu 9º título em 44 anos de história. O Fluminense com 44 anos de idade, já tinha 15.

Sem dar tempo da sua torcida parar de sofrer, no ano seguinte começa uma séria de mais 8 anos sem ganhar nada. Quando vence mais um carioca, o 10º, com 53 anos de fundação.

Em 1967, começa a ser disputado o Campeonato Brasileiro, na época, chamado Torneio Roberto Gomes Pedrosa, e o Botafogo tem então seu primeiro "rebaixamento consumado" terminando a competição na vice-lanterna.

Pra comemorar, o clube resolve ficar mais 21 anos sem ganhar título algum, de 68 à 89, quando conquista seu 15º estadual. O Fluminense, maior campeão carioca do século XX já havia ganho 27 títulos. Para homenagear o time, a animada torcida resolve fazer o cartaz abaixo:


Voltando ao assunto rebaixamento. Eles insistem em lembrar dos três rebaixamentos do meu time, em 96, 97 e 98, mas esquecem que seu time caiu 4 vezes, e em apenas duas delas, subiu na bola. A primeira como já foi citada, aconteceu em 1967, com a vice-lanterna do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o brasileirão da época. O segundo, foi em 86, e como bons chorões que são, correram atrás da justiça e impugnaram o campeonato, fazendo com que o mesmo fosse disputado no ano seguinte com mais de 50 times. O terceiro, pra dor de cotovelo de muitos, foi em 99, quando foi rebaixado na bola e se recusando a cair, impugnou o campeonato do ano seguinte, forçando ele a ser organizado novamente pelo Clube dos 13 e não pela CBF, com isso Fluminense e Bahia ganharam suas vagas na série A automaticamente, já que disputariam a série B em 2000, mas com a confusão causada pela queda do Botafogo, se recusaram a disputar a segundona também, afinal, se um time que tem menos títulos que os dois poderia se recusar a cair pra segundona, por que eles não poderiam se recusar a disputar a segundona também??
A quarta queda, foi a de 2002, quando aí sim, disputou a segundona, sendo vice-campeão.

Outra coisa que se gabam é de serem campeões da Copa Commebol, é uma espécie de Copa Sulamericana de hoje em dia, pois bem, vocês que me perdoem, mas meu time é campeão mundial, e se não acreditam, pesquisem, a Copa Rio de 1952 foi disputada nos mesmos moldes do Campeonato Mundial organizado pela FIFA desde 2000. A FIFA só não o reconhece como Mundial Interclubes pois não foi ela quem organizou, porém, reconhece como um título Intercontinental, como o Mundial do Flamengo em 1981. então me desculpemm mas eu acho, não sei se vão concordar, mas eu acho que um título mundial vale mais que um título Sulamericano, tipo, é minha opinião, mas cada um tem a sua.

Pra entrar no assunto torcida, não vou comparar públicos nos estádios porque é covardia demais, vamos às tão famosas pesquisas, que apontam que a torcida do Botafogo varia de 2,7 milhões e 3,8 milhões de torcedores em todo o país, o que dá uma média de 3,25 milhões de torcedores.
Já a torcida tricolor, segundo as mesmas pesquisas varia de 2,47 e 7,03 torcedores em todo o Brasil, o que dá uma média de cerca de 4,5 milhões de tricolores

Agora a pergunta que não quer calar: Como pode um botafoguense achar que o seu clube é maior do que algum clube do Rio de Janeiro, se ele perde em confrontos diretos em campeonatos brasileiros até mesmo pro América-RJ, isso mesmo, são 15 jogos na história dos brasileiros entre os dois clubes e o Botafogo obteve apenas 3 vitórias, contra 5 do Mequinha.

Então, mil desculpas aos meus queridos amigos e parentes botafoguenses, que são poucos, mas são pessoas que eu prezo muito, mas só tenho uma frase pra definir o time de vocês: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - NADA PODE SER MENOR! NADA!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fluminense x Arsenal - O despertar de um Gigante


No dia 05/03/2008, o Fluminense, depois de 23 anos, jogava no Maracanã pela competição mais importante da América, A Libertadores. E para mais de 45 mil privilegiados, aquela noite foi inexquecível. Eu me lembro que não estava dando muita importância a essa competição, por ainda acreditar que não iríamos muito longe, principalmente pela campanha abaixo do esperado no estadual e pela primeira partida da Libertadores, disputada em Quito, contra a LDU, Assisti ao jogo como a qualquer outro e mais do que nunca tive orgulho de gritar... "Graças a Deus sou Tricolor!". Mas a partir deste jogo, o Fluminense foi provando pra mim e pra milhões de pessoas, que seria sim, possível a conquista do título pelo pessoal de Laranjeiras. O jogo era contra ninguém mais, ninguém menos, que o atual campeão da Copa Sulamericana, que é a competição mais importante depois da Libertadores. Mas o Fluminense estava reestreando em casa pela Libertadores e mais de 45 mil fanáticos tricolores estavam lá pra ver essa noite histórica, e se aproveitando disso, simplesmente não tomou conhecimento do time argentino. O Fluminense começou o jogo pressionando a saída de bola, empurrado por sua fanática torcida que depois de 9 anos, pôde ver novamente no Maraca o famoso pó-de-arroz, tradicional ornamento da torcida para jogos no Maraca e que havia sido suspenso por alegarem que fazia mal às pessoas. A torcida lutou para provar que o talco que seria usado pela torcida a partir daquele momento não era prejudicial e conseguiu a liberação, fazendo uma linda festa no "Maior do Mundo". Com a pressão, o Flu logo abriu o placar, antes dos 15 minutos, Thiago Neves, cobrou falta sofrida por Dodô na meia lua. Que precisão, no ângulo direito do goleiro argentino que pulou só pra sair na foto. Com a vantagem e a empolgação a favor, o tricolor marcou o segundo dez minutos depois, dessa vez com Dodô, o artilheiro dos gols bonitos, marcando num sem-pulo fantástico, depois de excelente jogada de Júnior César pela ponta esquerda. Após o segundo gol, o Fluminense passou a tocar mais a bola, mesmo assim, antes do fim do primeiro tempo, Gabriel, após linda jogada de Dodô pelo meio da grande área, tocou por cobertura, deixando o arqueiro argentino sem pai nem mãe. 3x0 Flu e é hora do segundo tempo. Logo no início da etapa final, o Fluminense marcou, o que pra muitos foi o gol mais bonito que o Maracanã já viu, e não poderia ter sido ninguém menos que o artilheiro dos gols bonitos para fazê-lo neh? Aos cinco minutos, Thiago Neves recebeu bola na ponta direita da grande área, mais perto da linha lateral, ele olhou, olhou e fez um lançamento preciso para Dodô que estava entre a meia-lua e o bico esquerdo da grande área adversária, quase em paralelo com o Thiago Neves, ele olhou a bola vindo e sem deixar ela cair, nem quicar, e sem sequer dominar a pelota, pegou de primeira, um chute simplesmente SENSACIONAL, que entrou no ângulo direito do goleiro. 4x0 e estava formada a festa Tricolor. Mais ainda tinha mais, Washington, o Coração Valente ainda não tinha marcado, e após tabelar com Dodô, tocou na saída do goleiro do Arsenal e marcou o 5º gol Tricolor. Ainda teve tempo para Cícero, em mais uma falta sofrida por Dodô, isso mesmo, Dodô participou de todos os gols do Flu neste jogo. Ele sofreu a falta do primeiro gol, marcou o segundo, deu passe para o terceiro, marcou o quarto, deu passe pro quinto e sofreu a falta do sexto. Cícero bateu forte, com efeito, sem chances pro goleiro. Fluminense 6x0 Arsenal de Sarandi. Noite maravilhosa no Maracanã, Tricolores em êxtase no Brasil e no Mundo, e o despertar de um Gigante adormecido havia anos. O Fluminense definitivamente se credenciava a chegar pelo menos nas oitavas-de-final, mas continuava a ser encarado como zebra na competição, os favoritos ainda eram o São Paulo, Boca Juniors, Flamengo, River Plate e Cruzeiro.

Bom galera, é isso aí, esse foi o primeiro post da séria "A injustiça!", o próximo post será sobre o primeiro jogo das quartas-de-final da competição, contra o favorito São Paulo, no Morumbi. Até a próxima!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Injustiça



Galera... A partir de hj, vou publicar a trajetória mais emocionante e marcante de um clube brasileiro na Libertadores da América. De um clube que não precisou da ajuda de juiz, expulsando 4 adversários sem motivo algum para que determinado time vencesse um campeonato e pudesse chegar até a Libertadores no ano seguinte. De um time que jogou a Libertadores mais equilibrada da história, com todas as potências do continente, superando duas das maiores potências do futebol mundial em fases finais. Sendo derrotado apenas na altitude de quase 3 mil metros. Uma covardia com o ser humano que vive no nível do mar. Um clube que não tem a maior, mas com certeza tem A MELHOR E MAIS BONITA TORCIDA DO MUNDO a seu lado, torcida que tem uma criatividade muitas vezes inacreditável. Torcida de uma educação quase que incomparável, mas acima de tudo, de um orgulho por torcer para esse clube... A única que tem o prazer de dizer em um de seus mais lindos hinos das arquibancadas: "Graças a Deus sou Tricolor!"

A partir de amanhã, vou relatar aqui, como foram os principais jogos da Libertadores, mas com ênfase na forma que eu vivi cada um deles. Lembrando, que não compareci em nenhum dos jogos, pois estava começando minha vida na cidade maravilhosa e o orçamento estava completamente apertado. Imaginem a dor de um viciado no time do coração, passar em frente ao Maracanã antes dos jogos mais importantes da história do mesmo, e não ter dinheiro para ir comprar o ingresso e assistir? Pois é... essa dor eu senti. Mas as emoções que vivi fora do Maracanã, seja na casa onde morava em Bonsucesso, ou na casa dos meus pais, em Maricá, foram inesquecíveis em alguns jogos.

Vou começar contando a história do primeiro jogo do Flu no Maracanã naquela Libertadores, contra o Arsenal da Argentina. Depois, vou contar como foram as duas partidas contra o São Paulo e as duas contra o Boca Juniors, quartas-de-finais e semi-finais, respectivamente. E por último, a grande final no Maracanã, contra a LDU e o Sr. Héctor Baldassi.

Até o próximo post...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Orgulho de ser brasileiro e não ser manipulado!


Rio de Janeiro, 23 de Junho de 2010. Bom galera, venho escrever esse post afim de retificar minha posição quanto à minha torcida pelo Hexa. Pra quem leu meu post sobre a convocação, viu que não concordei e disse que não iria torcer pra nossa seleção nessa copa. Pois bem, estou aqui mudando parte da minha posição. Continuo não concordando com a convocação de nomes como Julio Baptista e principalmente Josué e a inacreditável convocação e titularidade de Felipe Mello, mas retifico minha torcida. Primeiro, porque acima de tudo (abaixo da minha religião e depois, de ser tricolor), sou brasileiro. Segundo, por causa dessa entrevista e da resposta a essa entrevista, que foi dada através de um telefonema de um blogueiro para o técnico Dunga na África do Sul. O Dunga pode estar querendo aparecer, forçando a barra para ser campeão com uma seleção que não é nem de longe a melhor possível tecnicamente para o Brasil, mas foi sujeito homem, ao enfrentar o que é hoje, uma das mais poderosas organizações do mundo e a mais poderosa do Brasil: A Rede Globo. Na entrevista cedida ao blogueiro, que posto abaixo, Dunga fala exatamente o que eu penso sobre a Rede Globo, que infelizmente consegue manipular grande parte da população brasileira, fazendo um papel que é conhecido como o de Lobo em pele de Cordeiro. Na própria reportagem acima, o Tadeu Schimidt, diga-se de passagem, ótimo repórter, assim como o Alex Scobar, "pivô" de toda a discussão durante a coletiva pós jogo, tenta ludibriar a população dizendo que a Rede Globo segue torcendo e muito para o Hexa da Seleção, porém, sente-se na fala dele, que ele falou isso forçado, pois sabe que no fundo no fundo, a Globo quer mais é que o Brasil perca a Copa, para poder cair em cima do técnico Dunga. É triste ver gnt criticando a forma como agiu o nosso treinador na coletiva, pois mostra apenas que são manipulados pela Globo, pois esta, ao invés de mostrar os fatos por trás dos acontecimentos, mostra apenas o ocorrido, isso, quando lhe convém. Duvido que alguém tão pressionado quando o Dunga, faria diferente do que ele fez. Leia a entrevista abaixo e tirem suas conclusões.

- Alô.
- Como vai comandante?
- Bem, e você, meu caro?
- Muito bem também. O país parou ontem para discutir sua reação, depois do jogo de domingo.
- Eu sei, eu sei... Tenho visto as informações.
- Mas, afinal, o que aconteceu?
- Eu estava respondendo à pergunta quando o jornalista começou a me criticar pelo telefone, na minha frente. Perguntei se era comigo e ele amarelou. Foi um cagão. E não é a primeira vez.
- A empresa em que ele trabalha te criticou abertamente durante o programa de maior audiência anteontem à noite.
- Eles vão me criticar enquanto durar a Copa do Mundo. E sabe por quê? Porque eles perderam a exclusividade de falar com quem queriam, a hora que queriam, de pressionar, de escalar jogador. Acabou a bagunça! Acabou a zona mista (área reservada da concentração onde jogadores, jornalistas, patrocinadores, convidados ficavam juntos). Fechei o treino... Tudo isso deixou eles muito irritados. Só que eles não podem falar abertamente, então eles usam seus "vassalos", como você costuma chamar a matilha de pit bulls aí no DoLaDoDeLá. No caso desse jornalista, por que ninguém pergunta o que ele fazia no início da carreira? Por que ninguém conta que tem gente que se aproveita do talento de profissionais sérios para subir na profissão?
- Estão dizendo até que você pode ser punido pela Fifa por ter...
- Não me importo! Meu propósito é ganhar a Copa do Mundo e vou fazer tudo o que for possível para isso. Não ligo para o que eles falam e fazem. Nunca liguei. Ninguém se lembra, mas eles tentaram me derrubar várias vezes. Fizeram campanha contra mim nas eliminatórias. No fundo, no fundo, eles torcem para a seleção perder sabe para quê? Para sair dizendo: viu só? Se fosse do nosso jeito... É um sentimento tão mesquinho que eles querem que eu me dê mal, não se importando com o resultado.
- É que as coisas sempre foram do jeito deles...
- Foram, não são mais! Quando é que eles vão acordar para isso! Acabou o pensamento único, acabou a manipulação, acabou o monopólio. Se não entenderem por bem, vão entender por mal.
- Posso publicar nossa conversa no blog?
- Faça como de costume, se alguém perguntar se falou, negue. Um abraço.
- Um abraço Dunga. E obrigado.
- Disponha.

Então galera, explicado o motivo pela minha mudança na torcida para vencer a Copa, só tenho mais uma coisa a dizer: Vamo Brasil, Rumo ao Hexa campeonato mundial. Abraço pessoal e até o próximo post.

terça-feira, 15 de junho de 2010

O lado triste da Cidade Maravilhosa...


... e tenho certeza, de tantos outros grandes centros do Brasil.

Bom galera, depois de alguns dias sem postar, resolvi voltar pra contar uma história quem eu vivi e me emocionei refletindo no que podemos fazer para melhorar. Bem, é de conhecimento de todos que na cidade do Rio de Janeiro, existem centenas de moradores de rua, e que grande parte dessas pessoas são crianças. Pois bem, na última sexta-feira, enquanto retornava das malditas aulas teóricas da auto escola, avistei um desses moradores de rua, mais precisamente um menino de rua, com uma camiseta e seus braços pra dentro dela, tentando aquecer o máximo possível seu corpo, já que fazia um frio de pelo menos 15° e a sensação térmica, devido os ventos e a eminente chuva que estava pra cair, despencava essa temperatura para pelo menos 13°. Enquanto me aproximava, posso dizer que pela primeira vez escutei a voz de Jesus Cristo me dizendo: "Bruno, dê seu casaco pra essa criança!". Eu me senti tão bem aquele momento que quase que atendi a voz de imediato e ao pé da letra, mas como ser humano que sou, não o fiz dessa forma. Primeiro, me aproximei dele e ele me pediu um dinheiro pra comprar alguma coisa pra comer. Disse pra ele que não lhe daria dinheiro, mas que concordava em pagar algo pra ele comer e ele me pediu que pagasse algo pra ele numa padaria ali perto. Concordei e paguei um salgado com um guaravita pra ele, virei as costas e retomei minha caminhada de volta pro meu trabalho, pra buscar minhas coisas e ir embora pra Maricá. Depois de menos de dois minutos de caminhada, Jesus tornou a me falar: "Bruno, não foi isso que eu lhe pedi!". Eu meio que brigando com minha mente, já adaptada ao cotidiano de andar entre moradores de rua e muitas vezes não me compadecer da dor dela, voltei para o encontro do menino, na esperança de ainda o encontrar na padaria. Felizmente o encontrei e lhe perguntei se ele não tinha uma camisa de manga para se aquecer, pois estava muito frio. Ele me respondeu que não e então o chamei pra me acompanhar até o meu trabalho, que possivelmente eu teria alguma coisa pra ele. Ele meio desconfiado, talvez com medo me acompanhou, até porque, se não viesse, iria passar frio. No caminho, fui conversando e lhe perguntando. Sempre tive curiosidade pra saber o porquê dessas pessoas não procurarem os abrigos públicos para ficar. Ele me disse que sempre vai, porém, naquele dia o "recolhimento" não havia passado. Fui lhe fazendo várias perguntas e ele, sempre muito desconfiado e esguio, muitas vezes não respondia... Perguntei se ele não frequentava a escola e ele me disse que só de vez em quando ia. Perguntei também o porquê dele não ficar no abrigo ao invés de ir pras ruas, e percebi que ele não via nenhum atrativo no abrigo a não ser pra dormir, e nesse momento pensei comigo: "Por que não fazem projetos, visando chamar a atenção desses jovens moradores de rua? Colocando atividades dentro desses abrigos, com professores voluntários em dar aulas pra essas pessoas, realizarem atividades físicas. Tenho certeza que se houvesse um pouquinho mais de boa vontade por parte do governo e até mesmo por parte da população, o número de pessoas que moram nas ruas da cidade, seria muito menor. Bom, quase chegando na portaria do prédio onde trabalho, me lembrei de perguntar o nome dele. Deivid, ele me respondeu e perguntei quantos anos ele tinha, me disse que tinha 12 anos. Quando chegamos na portaria do prédio, pedi que ele me aguardasse ali, pois iria subir pra buscar algo pra ele vestir, e poderia demorar, mas que ele não fosse embora. Subi, peguei uma blusa de manga cumprida e uma camisa normal que não uso mais, uma garrafa d'água e levei pra ele. É muito bacana ver a alegria no rosto de uma pessoa quando recebe uma coisa que precisa, é incrível como crianças que não precisam tanto daquilo, não dão a mínima importância e as vezes até dizem que não gostam do que ganharam, ou que gostariam de ter ganhado um brinquedo. Ele logo vestiu as duas camisas, e antes de me despedi o aconselhei a tentar ficar mais tempo no abrigo e principalmente voltar a frequentar a escola, que era importante para que ele pudesse sair da situação em que se encontra hoje e poder se tornar um cidadão de bem, que possa comprar suas próprias roupas, que possa comprar seu próprio alimento e infelizmente, não senti muito essa vontade dentro dele, mas tenho certeza que assim como Jesus veio falar comigo, Jesus vai falar ao coração daquela criança e fazer com que ele procure um rumo melhor pra sua vida. Não consegui parar de pensar nesse garoto até hoje, e ontem, enquanto fazia o mesmo caminho de sexta, fiquei a procurá-lo pra ver onde ele estava, e não o vi em parte alguma, espero que Jesus esteja olhando por ele e por todas essas crianças, e que toque o coração de outras pessoas, para que outras pessoas possam ter a mesma atitude ou pelo menos se compadeçam dessas pessoas, passando a pelo menos olhar para sentir um pouco do que aquelas pessoas sentem e se puderam fazer algo pra ajudar, que façam! É muito bom ajudar o próximo, melhor ainda é ajudar sem esperar algo em troca. Foi uma das melhores experiências da minha vida e fez com que eu me sentisse muito bem.

até o próximo post pessoal

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Supernatural


Galera, ontem foi exibido nos EUA o último episódio da 5ª temporada de Supernatural. Assisti hoje pela manhã e tenho que agradecer e elogiar o trabalho dos produtores da série. Foi simplesmente como costumo dizer, SENSACIONAL. Não vou estragar a surpresa de quem não viu e prefiro não comentar essa última temporada, mas vou dar um conselho a quem começar a assistir a série: Apreciem cada episódio, tentando ver o real propósito neles. Não se concentrem nas caçadas, ou na beleza dos personagens, tentem interpretar como uma lição, olhem o lado família da série. Mostrar a importância e a força da família é o verdadeiro objetivo e contexto da série que na minha opinião é a melhor já produzida. Haverá uma 6ª temporada, que não será escrita pelo seu idealizador, o Erik Kripke, já tinha avisado que só tinha pronta as cinco temporadas e que era pra série terminar ali. Enfim, mesmo acreditando que provavelmente eles vão denegrir a imagem da série, assim como fizeram com Smallville depois das duas primeiras temporadas, eles merecem um voto de confiança pela qualidade e intensidade da série, que tem todos os ingredientes que alguma série ou filme possa ter. Ela tem de tudo, ação, aventura, terror, suspense, drama, emoção, comédia... Os atores são sensacionais, dignos de "Oscar" pelas interpretações perfeitas que fizeram ao longo de toda a série. Como toda a série, existem falhas em algumas cenas ou continuações, mas que não tiram muitos pontos. Com certeza, se tivesse que dar uma nota para a série, não poderia ser menos do que 9, o ponto perdido devido aos erros em alguns pontos, são mais pelo detalhe, tendo em vista que não é todo mundo que percebe, logo, não são erros grotescos que prejudicam o entendimento da história, são apenas erros bobos, que alguém que assista aos episódios umas três ou quatro vezes percebe. Que venha a sexta temporada e que Deus ilumine a cabeça dos produtores para que eles não estraguem a melhor série de todos os tempos, isso mesmo, de todos os tempos, afirmo isso, pela qualidade do contexto, ela tem o humor que existe em Friend's, ela tem a ação que tem em 24 horas, ela tem um suspense incomparável com qualquer série, ela tem a emoção de House, tem o terror de Arquivo X, enfim, é um conjunto de tudo que há de melhor em todas as séries existentes, reúne um pouco de tudo, por isso é completa, pena não ser reconhecida como tal, principalmente porque as pessoas pensam que Supernatural é uma série só de terror, que tem ênfase em suspense e aventura, e não sabem que o principal foco da série é a família!

Recomendadíssima a série e espero que os novos fãs da série, sigam meus conselhos e prestem mais atenção nas reações emocionais dos dois irmãos ao longo das temporadas.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mais uma vergonha rubro-negra no Maracanã


Olha, vou confessar uma coisa a vocês, não sou um simpatizante do Flamengo, talvez seja o coração tricolor falando mais alto, mas confesso que desde o fim do ano passado, quando o Fluzão passava sérias dificuldades no brasileiro, eu deixei de "secar" o Flamengo e me preocupar mais com meu time, a idéia funcionou e meu time coincidentemente conseguiu o que era quase impossível. Enfim, ontem, no Maracanã, houve a primeira partida das quartas-de-final da Libertadores da América, entre Flamengo e Universidad de Chile. Não dei muita importância ao jogo, até mesmo me esquecendo de ligar o rádio pra ouvir, estava na rua, comprando algumas coisas pra comer, e quando cheguei em casa, comecei a assistir alguns filmes e tal... quando me lembrei, por conta de fogos que soltaram próximo daqui, pensei que fossem gol do Flamengo e lembrei, quando abri o site da globo.com, é difícil explicar a minha surpresa e contentamento com o 1x3 no placar. Surpresa porque não esperava mesmo que a equipe que fora eliminada pelo Fluminense na Sulamericana do ano passado, conseguisse vencer a equipe rubro negra no Maracanã, e contentamento, pois me lembrei da incrível falta de ideal da torcida do Flamengo, que em 2008, na campanha mais brilhante de um time na Libertadores, o Flamengo começou a montar torcidas por outros times, "secando" o Fluminense; Teve a Flaindependente (São Paulo), teve a Flaboca, flaboquete como ficou conhecida, (Boca Juniors) e a famosa LDU (Liga dos Urubus) em alusão ao nome do time do Equador, que foi campeã naquele ano. Enfim, que me perdoem os flamenguistas concientes que eu conheço, e são poucos, muito poucos mesmo, no momento só consigo me recordar de Othon, mas nessa Libertadores, vou seguir meu coração e "secar" como nunca o Flamengo, o que não quer dizer que vou ficar inventando nomes pra torcida, pois minha única torcida é para o Fluminense, que graças a Deus preenche todas as dependências do meu ser, não precisando e nem conseguindo torcer para outro time, mas "secar" o maior rival vai ser de lei nessa Libertadores.

Em tempos... Me recordo da última rodada do brasileirão de 2008, meu time já havia escapado do rebaixamento após o trauma da perda da Libertadores, e fazia a última partida do ano no Maracanã contra o Ipatinga, fui ao Maraca, não pra assistir ao jogo, mas para a festa de despedida do grande ídolo tricolor dos últimos anos, o "Monstro", Thiago Silva. E me recordo que o Flamengo precisava de uma vitória na última partida para se classificar para a Libertadores, e o jogo, que terminou 1x1, passou a ter as atenções voltadas para o placar eletrônico, que mostrava o resultado dos Rivais, Vasco que estava caindo para a segunda divisão com uma derrota para o Vitória em pleno São Januário, e com isso começaram os gritos de "Arerêêêê... O Vasco vai jogar na série B êêê ÊÊÊÊ!". E para o jogo do Flamengo, que não me recordo contra quem e nem o placar do jogo, mas sei que foi derrotado e com isso perdeu a vaga na Libertadores, e por isso, vieram os gritos da arquibancada que não vou ouvir no estádio, mas que com certeza será frase do msn, e orkut de muita gente na quinta-feira que vêm, me despeço com a possível frase mais vista nos msns e orkuts na semana que vem:

"URUBU OTÁRIOOOO... LIBERTADORES, FOI PRA CASA DO CAGALHOOOO!!!" rsrs

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dunga, você ta usando drogas?


É impressionante a seleção do Dunga. Ele só pode estar querendo aparecer, convocando jogadores que não são jogadores de seleção nenhuma no mundo, quanto mais da que é considerada a melhor do mundo. Josué?? Luisão?? Gomes?? Doni?? Gilberto?? Gilberto Silva?? Julio Baptista?? Nilmar?? Felipe Mello??? Você ta de sacanagem né? Cadê o Fábio e o Rogério Ceni?? Dois ótimos goleiros de Cruzeiro de São Paulo, respectivamente. Cadê o Hernanes, volante multi-funcional do São Paulo? Cadê o Sandro do Inter, ou quem sabe o Jucilei do Corinthians?? Cadê o Chicão também do Corinthians? Será que o Miranda ou o Alex Silva se aposentaram ou estão machucados no São Paulo?? Cadê o bom senso, que não entrou em campo na hora de convocar Robinho, que vem se encostando em Neymar e Ganso, que mesmo assim não foram convocados?? Por que convocar Julio Baptista, se você tem o Ganso ao seu dispor??

Olha, pode até ser que ganhe a copa, mas você não merece vestir essa camisa de técnico de uma seleção que uma vez já foi comandada por Mestre Telê Santana. Infelizmente fez a Copa do Mundo, talvez a competição esportiva mais importante pro Brasil, perder completamente a graça.

Aonde já se viu deixar Ronaldinho Gaúcho, que ta comendo a bola no limitado e velho time do Milan, de fora da sua lista de convocados??? Só posso acreditar que você anda fumando um baseado, ou puxando uma carreirinha, ou quem sabe fumando peido... porque me recuso a acreditar que mesmo estando a frente da seleção de futebol do país do futebol, alguém pode querer aparecer mais que isso.

Em tempo, é complicado não torcer pra Seleção brasileira, mas eu não ia ficar nada surpreso e nem um pouco triste ser perdêssemos essa copa, principalmente se fora pra Argentina, que na minha opinião entra com o melhor time do mundial.

Saudações!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Convocação para a Copa do Mundo


Galera, sei que outro dia eu havia prometido que iria comentar sobre a trilha para chegar á Pedra do Elefante por Itacoatiara e sobre a trilha para a gruta que existe no Parque da Serra da Tiririca, mas não podia deixar de opinar sobre a convocação para a Copa do Mundo, que vai acontecer logo mais, às 13hs.

Bom, segue abaixo a seleção que eu convocaria, pois como todo brasileiro, tenho um pouquinho de técnico de futebol dentro de mim.

Goleiros
1- Júlio César (Inter de Milão)
12- Fábio (Cruzeiro)
22- Rogério Ceni (São Paulo)

Zagueiros
3- Lúcio (Inter de Milão)
4- Juan (Roma)
15- Thiago Silva (Milan)
16- Chicão (Corinthians)

Laterais
2- Maicon (Inter de Milão)
6- Marcelo (Real Madrid)
13- Daniel Alves (Barcelona)
14- Maxwell (Barcelona)

Volantes
5- Ramires (Benfica)
7- Hernanes (São Paulo)
17- Sandro (Inter-RS)
18- Kleberson (Flamengo)

Meias
8- Kaká (Real Madrid)
10- Ronaldinho Gaúcho (Milan)
19- Paulo Henrique Lima (Ganso) (Santos)
20- Elano (Shaktar Donetsk)

Atacante
11- Neymar (Santos)
9- Luís Fabiano (Sevilla)
21- Diegao Tardelli (Atlético-MG)
23- Grafitte (Wolfsburg)

Ta aí galera, com a numeração e tudo, alguém aí discorda? Quem vc convocaria??

comentem!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Brasileirão - O início


Bom, logicamente não assiti a todos os jogos dos quatro times cariocas na primeira rodada do brasileirão. Assisti a parte do jogo do Botafogo contra o mistão Santos no Engenhão, que aconteceu no sábado. Foi um jogo bem movimentado, com destaque para a torcida do Botafogo compareceu em um número razoável para a estréia do time no brasileiro, cerca de 25 mil torcedores compareram ao estádio para prestigiar e apoiar o campeão carioca contra o campeão paulista. Mesmo jogando com o time misto, a equipe santista deu muito trabalho. chegando a estar a frente do placar por duas vezes, mas utilizando a sua melhor arma, que são os cruzamentos para a área, o Glorioso conseguiu buscar o resultado.

No Maracanã, já no domingo, o Flamengo jogou contra o São Paulo, em duelo entre os dois maiores campeões brasileiros, o Flamengo penta e o São Paulo Hexacampeão. Num estádio praticamente vazio, com menos de 12 mil torcedores, o time carioca teve muita dificuldade com o time do São Paulo. Washington levava muito perigo ao gol rubro-negro e Dênis Marques, com o incrível dom de levar a torcida do céu ao inferno em coisa de minutos, e as vezes em segundos, também incomodava a defesa paulista. O São Paulo saiu para o intervalo em vantagem, com o gol do coração valente. No segundo tempo, o Flamengo voltou melhor, conseguiu o empate e se não fosse pelas trapalhadas de Dênis Marques e pelo gol incrível perdido por Kleberson, teria conseguido vencer a partida. O jogo foi bom, mesmo com os dois times poupando muitos titulares, no fim, o empate acabou sendo justo, tendo em vista que Washington também perdeu um gol inacreditável e a zaga do Flamengo tirou uma bola em cima da linha da meta de Bruno.

Não assisti a nenhum lance do jogo do Vasco, mas o resultado já era esperado por mim, principalmente por saber do potencial desse bom time do Atlético-MG.

No Castelão, o Fluminense enfrentou o Ceará. Que jogo horrível, sofrível. O time tricolor, novamente carente de alguém que chame a responsabilidade lá na frente e de alguém que prenda a atenção do time adversário além de Conca, que sozinho não consegue criar muitas jogadas, sofreu e foi derrotado, pode-se dizer injustamente pelo modesto Ceará. O Ceará ameaçou mais no primeiro tempo, mas só chegou ao gol, em lance no mínimo duvidoso, que iniciou exatamente como terminou. Diguinho perdeu a bola no campo de ataque num lance em que o juíz não marcou nada, porém, num lance idêntico logo na sequência, só que dentro da área do tricolor e contra o tricolor, ele marcou pênalti, que o Ceará teve que cobrar duas vezes, porque o goleiro do Fluminense se adiantou na primeira e abriu o marcador. Com detalhe que no lance do pênalti, Cássio foi expulso por ser considerado o último homem da defesa e ter parado um lance claro de gol. No segundo tempo, com um homem a menos e Everton no luvar do afobado Willians, o Fluminense foi muito melhor que o time da casa, porém, não tinha poder de conclusão, na melhor e talvez única chance real de gol, o limitadíssimo André Lima desperdiçou a chance. Já nos acrécimos, Tiago Heleno do Ceará foi expulso por entrada criminosa no garoto Wellington Silva, que acabara de entrar. Mas já não havia tempo pra mais nada e o Fluminense conheceu sua primeira derrota no campeonato.

O destaque da rodada fica por conta da vitória maiúscula do Avaí sobre o Grêmio Prudente, antigo Barueri, por 6x1. Aliás, única vitória da rodada por uma diferença maior que um gol. Esse campeonato promete ser mais equilibrado até mesmo do que o do ano passado.

saudações!

domingo, 9 de maio de 2010

Mãe


O que dizer de um ser que por mais que você erre, está sempre do seu lado, por mais que você não ligue muito pra ela, sempre está ali pra te acolher quando você precisa, por mais que aconteça algo que os separe, não importa o tempo que não a veja, sempre vai se lembrar e sentir saudades dela como nunca sentiu de ninguém??? Essas são as mães. Não tem como falar de mães, sem antes falar da mãe de todos nós, a Virgem Maria. É uma prova de amor muito grande você dizer sim, para conceber um filho, sendo virgem, e ter que encarar perguntas e acusações de meros mortais lhe julgando, duvidando da sua castidade, e mesmo dessa forma, ela não negou o filho de Deus, e criou essa criança da melhor maneira possível, deixando com que ele cumprisse seu destino e a palavra de Deus Pai.

Maria, é o meu exemplo de fé, e deveria ser o exemplo de fé pra muita gente. Costumo dizer que, se nós tomarmos Maria como exemplo, não há dúvidas de que nos encontraremos no Céu um dia. Felizes os que reconhecem Maria como sua mãe, felizes os que pedem a intercessão da Virgem Maria, pois a graça com certeza vem em dobro. Enfim, não há outra maneira de descrever as mães senão como um verdadeiro exemplo de carinho, estou generalizando, pois sei que a grande maioria das mães são assim e por isso são tão amadas.

Convido você que está lendo esse blog neste momento, a rezar uma Ave Maria e uma Salve Rainha, pedindo a intercessão de Nossa Senhora junto a Deus pela benção de todas as mães, em especial a nossa!

AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇAS,
O SENHOR É CONVOSCO.
BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES,
BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE JESUS.
SANTA MARIA MÃE DE DEUS,
ROGAI POR NÓS PECADORES
AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE

AMÉM!

Salve, Rainha, mãe de misericórdia,
vida, doçura, esperança nossa, salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.

Eia, pois, advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre,
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria

Rogai por nós santa Mãe de Deus
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Brasileirão 2010


É galera, começa neste fim de semana o campeonato nacional mais disputado do mundo. O único no planeta a começar com pelo menos metade dos times participantes candidatos ao título, podendo ainda surgir alguma surpresa e brigar pelo caneco. Abaixo, seguem, os times que na minha opinião e na opinião de grande parte da crítica são favoritos ao título brasileiro.

Flamengo - Atual campeão, e de conhecida força em decisões, sua torcida faz a diferença pelo número. O time tem algumas peças muito interessantes, como os volantes Willians e Kleberson, os laterais Léo Moura e Juan e claro o ataque, com Adriano e Vagner Love. Apesar das qualidades individuais, o time peca muito como equipe, fato que fez com que fosse eliminado no Campeonato Carioca e passasse de fase com muita dificuldade, até mesmo com derrota para o time do Corinthians.

São Paulo - Não passa por uma boa fase, mas é sempre um time que chega, é um time de tradição, que conquistou nada menos que três títulos nacionais consecutivos. Conta também com algumas peças importantes, como é o caso principalmente do volante/meia-armador, Hernanes, excelente jogador, que a meu ver merece muito mais uma vaga na seleção do que Josués e Felipes Mellos da vida. Outra peça importante é o atacante Washington, coração valente, uns dizem que perde muitos gols, mas por duas vezes já foi artilheiro da temporada. Se ele fizesse todos os gols que perde então, seria aclamado mundialmente.

Santos - Apesar de toda a inexperiência e a grande possibilidade de perder diversos jogadores após a copa do mundo, é um time que joga um futebol maravilhoso, mas esses dois pontos podem prejudicar e muito o time ao longo do campeonato. Tem jogadores como Neymar, Paulo Henrique, Madson, Arouca, André, Wesley e Robinho, que jogam um futebol simplesmente sensacional, mas é preciso ter maturidade pra saber como se comportar ao longo de um campeonato longo e disputado como o brasileiro. E pelo que mostraram até agora, está faltando e muito essa maturidade, principalmente em se tratando do time alvo do brasileiro, pois todo mundo quer ganhar do Santos.

Grêmio - É o tradicional time gaúcho, só que com um elemento a mais que tem faltado a algum tempo a eles. Tem uma defesa muito firme e segura, e além da defesa, tem um meio campo muito rápido e de um toque de bola absurdamente preciso. Tem entrosamento e um meia de ligação, o Douglas, que é muito habilidoso e tem uma visão de jogo sensacional, além é claro dos atacantes Borges e Jonas, que na minha opinião é o melhor atacante do campeonato.

Inter - Outro gaúcho que tem uma defesa e marcação firmes e seguras. Contam com um dos melhores volantes de marcação do futebol brasileiro, que curiosamente é argentino. Conta também com um atacante muito contestado, mas excelente finalizador, além de um meia, também argentino que tem uma visão de jogo e inteligência comparados a poucos no futebol brasileiro, o D'Alessandro.

Atlético-MG - Outro time que está melhorando constantemente, tem como destaque a capacidade coletiva e a individualidade e finalizações do Diego Tardelli, excelente atacante e que promete lutar pela artilharia do campeonato com nomes com Fred, Washington, Neymar, Robinho, André, etc.

Cruzeiro - Um dos maiores candidatos ao título, a campanha do brasileirão 2009 só não o levou ao título por conta da desconfiança e insegurança adquiridas após a perda da Libertadores, que aliás, tem sido uma sina de times brasileiros, por três anos consecutivos eles chegam na final e por falta de sorte (no caso do Fluminense em 2008), ou por não ser superior tecnicamente ao time adversário (caso de Grêmio em 2007 e do próprio Cruzeiro em 209) não levam o caneco. O time tem jogadores muito bons também, como o atacante Kléber, o meia Guerrón e o lateral direito Jhonatan. É favoritíssimo ao título nacional desse ano.

Botafogo - É a prova de que pra se vencer um campeonato, não é preciso jogar bonito, mas fazer o resultado. Com um time com poucos destaques individuais, são os atacantes Herrera, Loco Abreu e Caio, o primeiro pela sua inteligência e raça, o segundo por sua ameaça sempre constante nas bolas aéreas e o terceiro por sua velocidade e habilidade. É o atual campeão carioca e que corre por fora nessa briga pelo título, mas não se surpreendam se chegar nas últimas rodadas brigando por esse título.

Corinthians - Não é um time excelente, tem peças que podem desiquilibrar pro bem do time ou pro mal do time, mas tem um elenco interessante, com peças de reposição boas, que é o caso do Yarley, do Edu, do Dodô (jogador que veio dos juniores), Jorge Henrique e o argentino Defederico. São jogadores que somados ao bom time, podem suprir as ausências de Ronaldo, Roberto Carlos, que muito provavelmente não vão passar o campeonato inteiro sem sofrer contusões. Mas, mesmo com um bom elenco, também corre por fora na briga pelo título.

Fluminense - Deixei por último por ser o meu time e por eu conhecê-lo melhor que os outros times. Bom, o Fluminense tem um sério problema: A dependência do Fred. Não por sua técnica, que não é comparada ao craque do time, o também argentino Conca, mas por sua liderança no grupo, é importante ter alguém dentro de campo cobrando dos jogadores e no Fluminense, quem faz isso é o Fred. Mas o time tem jogadores muito bons também, além dos dois já citados, tem o garoto Wellington Silva, que apesar de não ter deslanchado ainda, não podemos julgar por conta da sua falta de experiência. Outro destaque é o ala-direito Mariano, contestado pelas suas primeiras atuações pelo clube em 2009, hoje é conhecido como Mito pela torcida, e realmente melhorou surpreendentemente sua capacidade técnica. Outro destaque individual do time, não entra em campo, é Muricy Ramalho, técnico tricampeão brasileiro com o São Paulo, 2006/2007/2008. Além disso, o Fluminense está buscando contratações de peso para a competição. Dos quatro reforços já confirmados, vejo um grande potencial em três deles. O lateral esquerdo Gérson, e o atacante Adriano, contratados junto ao América, foram duas gratas revelações do Mequinha no Campeonato Carioca. Além do atacante Rodriguinho, bom jogador, que disputou o Paulistão pelo vice Campeão Santo André. Jogador rápido e habilidoso. Vamos ver como esse time vai se comportar no brasileiro, pois a torcida costuma fazer a diferença na arquibancada como vem fazendo nos últimos anos. Embora o objetivo do time seja a classificação para a Libertadores do ano que vem, o técnico Muricy quer o tetracampeonato.

abraços a todos!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Uma noite incrível

Menos pra Grêmio x Fluminense, que fizeram um jogo morno, beirando o sem graça, onde o time gaúcho venceu o Flu por 2x0 eliminando a equipe carioca. O Fluminense ameaçou pouquíssimas vezes o gol de Victor, e foi castigado com um golaço de Hugo, da entrada da área e com um gol do excelente atacante Jonas. O Tricolor agora volta suas atenções exclusivamente para o Brasilerão 2010, onde a expectativa é grande para o objetivo de conquistar uma das 4 vagas na Libertadores 2011 e quem sabe o título. Já o Grêmio, vai enfrentar o Santos, em uma das semifinais da Copa do Brasil, que começam a ser disputadas já no próximo meio de semana.

Não assisti ao jogo da vila, mas pelo placar e pelos comentários durante a partida entre Grêmio x Fluminense, deu pra perceber que não houveram sustos ao time do Santos, que se impôs jogando em casa e fez prevalecer o seu melhor futebol, mas tem uma verdadeira pedreira pela frente, pois o time do Grêmio é muito frio e seguro, tem um toque de bola muito bom, vai dar trabalho ao time do Santos e esse promete ser um dos melhores jogos do ano.

Na outra semifinal, vão se enfrentar Atlético-GO x Vitória. Aliás, os jogos onde aconteceu a classificação desses dois times, foram as gratas surpresas desta quarta, logo os jogos onde eu não estava muito ligado, mas quando cheguei em casa fiquei alternando de canais entre o jogo em São Januário, entre Vasco e Vitória e o jogo no Serra Dourada, entre Atlético-GO e Palmeiras.

Como o jogo em Goiânia estava morno, fiquei assistindo ao emocionante e empolgante jogo do Vasco, que precisava reverter um placar de 2x0, conquistado pelo Vitória no Barradão, quando cheguei em casa, o jogo já estava 1x1, e estava pra começar o segundo tempo, sendo que o Vasco já tinha um jogador a menos, Nilton havia sido expulso no lance que originou o gol de empate do Vitória. Gol esse que complicou e muito a vida cruzmaltina. No segundo tempo, logo no início, o excelente lateral-esquerdo Ramon, marcou um bonito gol para o Vasco, o que incendiou a torcida, logo depois houve uma expulsão, que no meu entender, foi muito forçada pelo juiz. A partir daí, o técnico do Vitória tomou uma atitude covarde, tirou um dos seus melhores jogadores em campo, o atacante Junior, para colocar um jodador de defesa. E o jogo se tornou ataque contra defesa, sendo claro que o terceiro gol do vasco estava amadurecendo, e aos 30 minutos, o goleiro Viafra, fez pênalti em Elton, depois de um passe de cinema do garoto Philipe Coutinho, na falta todos pediram a expulsão do goleiro do Vitória, pois o lance foi ainda mais escandaloso do que o lance onde o volante Nilton do Vasco havia sido expulso no primeiro tempo, mas como que pra compensar a sua rigidez na expulsão do jogador do Vitória já no segundo tempo, o árbitro apenas deu o cartão amarelo. Carlos Alberto marcou e mais uma vez incendiou São Januário. Após o pênalti convertido, Carlos Alberto foi substituido, e com isso o time criou apenas mais uma chance clara de gol, em cabeçada de Elton, que Viafra buscou no cantinho esquerdo, e ficou nisso. Vitória apesar de derrotado, classificado, Vasco, apesar de vitorioso, eliminado e aplaudido de pé pela torcida.

Já em Goiânia, vou pular a parte de bola rolando, que foi 1x0 para o Atlético-GO, que como devolveu o mesmo placar que o Palmeiras contruiu em São Paulo, levou o jogo para os pênaltis. E foi um show... de horror dos batedores. Nunca vi jogadores irem pra marca do cal com tanta insegurança. O primeiro cobrador do palmeiras, marcou o gol e colocou o time paulista em vantagem; logo depois, foi a vez do goleiro Márcio, do Atlético, cobrar abrir a série para a equipe goiana, e bateu muito bem, deslocando São Marcos; a partir daí, o que se viu foi um show de cobranças mal feitas. Primeiro Danilo, zagueiro do Palmeiras, cobrou uma bomba praticamente no meio do gol, o goleiro Márcio defendeu com o joelho; Depois foi a vez de Marcão, jogador que fez o gol que levou à disputa das penalidades; e bateu muito mal, fraco e telegrafado, Marcos pegou sem dificuldades; depois foi a vez de Figueroa, que bisonhamente colocou pelo lado, desperdiçando mais uma cobrança paulista; Robston cobrou a terceira penalidade dos goianos e pra só pra variar cobrou muito mal, mesmo fazendo a paradinha, se apavorou na hora de bater e escolheu o mesmo canto que o goleiro do Palmeiras; Na outra cobrança do Palmeiras, foi a vez de Ivo, bater muito mal, e desperdiçar mais uma; Juninho, foi abraçado, acariciado, aclamado, suplicado pelo goleiro Márcio para converter o pênalti, de nada adiantou, ele até bateu bem, mas em linda defesa de Marcos, as cobranças seguiam no 1x1; Era a vez do, teoricamente, melhor cobrador do Palmeiras ir para a cobrança, Claiton Chavier cobrou e.... é isso mesmo... perdeu, o goleiro Marcio pegou mais uma; Elias era o encarregado de reverter a ridícula série de cobranças desperdiçadas e colocar o Atlético-GO na semifinal da Copa do Brasil, e não teve brincadeiras, demorou quase um minuto depois do apito pra partir pra bola, mas quando foi, não teve São Marcos que desse jeito, fuzilou no meio do gol, marcando o gol da Classificação. Parabéns ao time goiano pela classificação.

O outro jogo que assisti os últimos lances, foi o jogo do Pacaembu, pela Libertadores, entre Corinthians e Flamengo. O Corinthians voltou para o segundo tempo com a classificação encaminhada, após fazer 2x0 no primeiro tempo, mas, como eu disse ontem, com a falta de técnica do time rubro-negro, os jogadores supriram com a incrível sobra de raça, e marcaram o seu gol, logo no início do segundo tempo, e seguraram o resultado e a classificação para as quartas-de-final da competição continental. Parabéns ao Flamengo também.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Uma noite que promete!

Bom galera, hoje a noite promete. Hoje vamos ter os quatro jogos de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil e três jogos de volta pelas oitavas-de-final da Libertadores, na competição continental podemos destacar o choque entre as duas maiores torcidas do Brasil, num jogo onde o Corinthians é favorito e contará com o apoio da Fiel torcida, mas não pode desrespeitar o Flamengo, atual campeão brasileiro e conhecido por fazer a diferença nas decisões, suprindo uma possível falta de técnica com uma exuberante sobra de raça. Na Copa do Brasil, destacam-se dois jogos, curiosamente os dois acontecem no mesmo horário, 21:50h, um deles é na Vila Belmiro, onde o Santos recebe o Galo mineiro. O outro, e é o que vou comentar neste tópico, acontece no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, onde o atual campeão gaúcho (conquistou o título no sábado, mesmo com DERROTA em casa para o rival Inter), Grêmio, recebe o contestado mas entrando em uma nova fase, Fluminense. Bom, domingo, ao invés de assistir ao jogo entre Santos x Santo André, fiquei assistindo ao Grenal decisivo do campeonato gaúcho. Pude com isso perceber que o Grêmio realmente é um time muito forte, principalmente jogando ao lado da torcida, mas percebi também, que a missão não será impossível como muita gente pensa. Não gente, eu não estou muito confiante, simplesmente não me atrevo a duvidar do time do Fluminense, ano passado, quando tínhamos pouco mais de 1% de permanecer na primeira divisão, eu não deixei de acreditar no time, por que agora eu vou duvidar??? Bom, a verdade é que hoje, sem o Fred e o Alan, se recuperando de cirurgia de apendicite aguda, e sem o Mariano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, a equipe perde muito, mas ganhamos um reforço de peso, Dario Conca retorna e posso dizer que a minha esperança está do tamanho daquele baixinho de 1,67m de altura. Ano passado, fiz uma promessa, de que se por acaso o time chegasse na última rodada, dependendo só dele para se salvar, eu iria assistir ao último jogo, no Couto Pereira contra o Coritiba. Cumpri essa promessa e graças a Deus nos salvamos. Esse ano, em caso de classificação, prometo uma coisa mais simples, mas nem por isso menos sacrificante, caso o Flu vença e se classifique hoje no Olímpico, vou acompanhar a idéia do blogueiro PC Filho e do Thiago Rachid, que já conquistaram mais gente com a idéia de caso a classificação venha, na próxima fase, no jogo que jogarmos no Maracanã, iremos todos, a pé de laranjeiras até o Maracanã para assistir ao jogo. Então é isso... em caso de classificação Fluminense... ATÉ A PÉ NÓS IREMOS, PARA O QUE DER E VIER! Saudações tricolores!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Pedra do Elefante


Galera, hoje, terça-feira, vim descrever uma das maiores emoções da minha vida, a minha primeira subida à Pedra do Elefante. Desde os meus primeiros passos na adolecência, falava com minha tia, que era professora de geografia do Colégio Elisiário Matta, em Maricá, que gostaria de ir com ela à pedra do elefante, que localiza-se entre os municípios de Maricá e Niterói. Pelo fato de ser professora de geografia, ela sempre levava seus alunos lá, e me contava das aventuras, sempre fui louco pra ir, mas como não estudava no mesmo colégio, era difícil me encaixar na excursão. Os anos se passaram e até que surgiu a oportunidade. Um belo dia, o João, amigo que considero irmão por já o conhecer desde bem pequeno, me convidou para fazer a trilha, e fomos organizando, não me recordo bem, mas acredito que tenha sido no ano de 2006, e fechamos um grupo de 10 pessoas: João, Éderson, Clayton, Luis Paulo, Edinho, Fernanda, Maria Elizângela, Lucas, Cristiano e eu. A pedra é linda, exuberante, já dá pra sentir um pouco do que seria a subida logo ao chegar na praia do recanto, em Itaipuaçu. A subida começa com uma parte bem árdua, pois se inicia em cerca de 5 divisões de subida de asfalto, que além de bem íngreme, torna a o passeio bem cansativo. leva cerca de 30 minutos até chegarmos no Mirante, e logo depois começarmos a trilha. A trilha é divida em 4 partes: 1ª parte; leva de dez a quinze minutos, em meio a mata fechada, até chegarmos numa clareira, onde paramos por cerca de dez minutos para descansar e beber água. 2ª parte; fica de 20 a 30 minutos distante da primeira parada, até chegarmos lá, caminhamos este tempo em meio a mata fechada e úmida, mas ao chegarmos ao fim dessa segunda parte, já temos o prazer de nos depararmos com a primeira vista da caminhada. Paramos em algo parecido com uma rampa de salto de asa-delta, que nos remete a uma vista linda, que inclui o costão e a praia de Itacoatiara, em Niterói, além de nos deixar avistar a gruta que pertence ao parque nacional da Serra da Tiririca e vizualizar a parte de cima, a copa das árvores da trilha de Itacoatiara até a pedra. (esses dois últimos, serão destaques no post da próxima terça-feira). 3ª parte; é a mais rápida de toda a trilha, levando de cinco a dez minutos para ser concluída e é apenas o caminho desde a última parada, até o início de uma pequena escalada. 4ª parte; A escalada! Bom, é a parte mais tensa da trilha, a escalada é moderada, mas é cansativa, principalmente se tiver de ajudar alguém que não tenha experiência e tenha muito medo da subida. Lembro-me bem, que desta vez, a Fernanda passou mal no meio da trilha, disse que queria voltar e tudo mais e quando chegou, praticamente arrastada por mim e por Edinho, ao início da escalada, se apavorou e disse que não subiria. E fomos, João, Edinho e Eu a ajudando a subir, com calma e tranquilidade, que é a forma cerca de se fazer essa escalada. A escalada leva de 30 a 40 minutos, podendo se estender por mais 10 ou 20, dependendo da quantidade de pessoas e das câmeras fotográficas presentes no passeio, pois a partir da escalada, começamos a visualizar grande parte do litoral de Niterói e todo o litoral de Maricá. Ao chegarmos no topo, a recompensa: A vista linda e maravilhosa, que te traz uma paz fora do comum, é algo inexplicável. Pra mim, ainda foi mais emocionante, por ter proporcionado a alegria e emoção da Fernanda, que por incentivo meu e do resto da galera, conseguiu chegar e quase chorou ao ver o que poderia ter perdido se ficasse para trás. Enfim, desde a minha primeira trilha, todo ano eu tenho que ir pelo menos uma vez para esquecer um pouco dos problemas e me interagir com a natureza. Já fiz a trilha 6 vezes e na terça que vem, vou descrever as emoções de conhecer a trilha, que foi feita nesse mesmo dia descrito neste post e a aventura de fazer a trilha de Itacoatiara, trilha que tentamos fazer na última vez que fui, mas por não conhecer e estar fazendo a trilha como "guia" de mais três amigos, acabamos nos perdendo e tendo que retornar. A foto no início do texto, é da vista da testa do elefante, de onde podemos visualizar o litoral de Maricá. Ótimo passeio, que recomendo a qualquer pessoa!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O fator que pode prejudicar o time do Santos: A inexperiência


Bom galera, minha 5ª postagem no meu blog e por falta do que comentar, vou voltar ao assunto futebol. Fim de semana de decisões pelo Brasil todo e o que mais chamou a atenção foi sem dúvida, a derrota que valeu o título paulista ao Santos, de Neymar, Ganso e Robinho. Não vou nem entrar no mérito do jogo, porque o time do Santos mereceu o título, por estar jogando o futebol mais bonito do Brasil na temporada, porém, esse fato está começando a subir à cabeça dos "meninos da vila". Ontem na comemoração do título junto à torcida na Vila Belmiro, os jogadores santistas, liderados por Robinho, se empolgaram no palco e provocaram o técnico do Atlético-MG, que aliás, foi campeão também sem discussões em Minas. O técnico é ninguém menos que Vanderlei Luxemburgo, que no campeonato paulista de 2009 era técnico do Santos, e mesmo sem contar com Robinho no elenco, deixava grande parte dos craques da Vila no banco. Bom, uma coisa precisa ser dita, se o time do Santos começar a menosprezar seus adversários, não vai ganhar mais nada esse ano além do estadual. Primeiro que pra se vencer um campeonato difícil quanto o Brasileiro, é necessário manter uma regularidade contra os melhores times do Brasil, e não apenas os times que se enfrenta num estadual. Segundo, que cada vez que se provoca um adversário, se dá mais motivação ainda ao adversário, que além da motivação de poder desbancar o considerado melhor time do país no momento, ainda pode tirar onda depois de ser menosprezado por esse time. Bom, mas os gritos de: "O Luxemburgo, pode esperar... A sua hora vai chegar!", entoados pela torcida do Santos e acompanhado no microfone por Robinho e a meninada, não são uma provocação à equipe mineira no brasileiro, mas numa competição ainda mais traiçoeira: A Copa do Brasil. No primeiro jogo, no mineirão, o Atlético venceu, mas cometeu o pecado de levar dois gols, pois bem, para se classificar, basta o empate ao time mineiro. Como se já não bastasse essa vantagem, o time do Atlético ganha mais essa arma. Voltando à final do paulistão, não vou comentar muito sobre o jogo, pois estava assistindo ao Grenal decisivo no Olímpico, onde pude constatar que não é impossível vencer o Grêmio em casa e que a tarefa do Fluminense, apesar de muito complicada, não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas o jogo no Pacaembu, pelos lances que eu vi, enquanto alternava entre os dois jogos, sempre que meu pai vinha me dizer de algum lance importante no jogo do pacaembu, não me surpreendeu em nada, o Santo André, bom time mas pra uma decisão contra o Santos, a tradição é importantíssima na hora de decidir, e foi o que faltou, não soube se virar mesmo com dois jogadores a mais em campo e foi incapaz de fazer mais um gol. O time do Santos, excelente equipe, porém com um problema gravíssimo, que é a sua defesa, não levou três gols, com um pacaembu completamente tomado por santistas, e pelo mesmo problema que descrevi no início do post, a inexperiência, não conseguiu segurar o Santo André. E olha que a inexperiência não é por falta de idade não, até porque, os três jogadores que foram expulsos, são jogadores rodados e que foram expulsos em lances infantis. O primeiro foi Léo, que numa briga boba com o atacante do Santo André, acabou sendo expulso junto com o adversário. Depois foi a vez de Marquinho, quase no fim do primeiro tempo, expulsão essa que foi diretamente responsável pelo gol de desempate minutos após sua expulsão, e o terceiro, Roberto Brum, sequer tocou na bola, entrou, correu cerca de dois minutos e deu um carrinho criminoso e mais que infantil por trás, no meio campo, quando a defesa do Santos estava toda montada para fazer o corte. A partir daí, eu já sem esperanças que o Inter fizesse mais um no Olímpico, já estava assistindo, e vi o Santos se segurando e o Santo André, sem criatividade, pernas e sorte tentar o gol que lhe daria o título. Sem criatividade por conta da limitação técnica do time, e da retranca com os 8 homens do Santos no seu campo de defesa, sendo o Ganso, o mais adiantado, marcando na intermediária, correndo como louco, um craque que merece destaque. Sem pernas, por conta da correria imposta desde o primeiro minuto de jogo, fato que permitiu a vitória heróica e merecida. E sem sorte, por conta das duas bolas na trave, sendo uma delas já nos acrécimos do segundo tempo e do gol anulado e pelo que vi hoje nas reportagens, mal anulado pela bandeirinha. Enfim, venceu o melhor, mas eles precisam e vão entender muito brevemente que no jogo que eles jogam, nem sempre o melhor vence, e é o que faz o Futebol ser conhecido como o esporte mais popular do mundo. É aguardar pra ver as partidas de quarta-feira. Santos x Atlético-MG e Grêmio x Fluminense pela Copa do Brasil e Corinthians x Flamengo pela Taça Libertadores. Quarta promete!