sexta-feira, 14 de maio de 2010

Supernatural


Galera, ontem foi exibido nos EUA o último episódio da 5ª temporada de Supernatural. Assisti hoje pela manhã e tenho que agradecer e elogiar o trabalho dos produtores da série. Foi simplesmente como costumo dizer, SENSACIONAL. Não vou estragar a surpresa de quem não viu e prefiro não comentar essa última temporada, mas vou dar um conselho a quem começar a assistir a série: Apreciem cada episódio, tentando ver o real propósito neles. Não se concentrem nas caçadas, ou na beleza dos personagens, tentem interpretar como uma lição, olhem o lado família da série. Mostrar a importância e a força da família é o verdadeiro objetivo e contexto da série que na minha opinião é a melhor já produzida. Haverá uma 6ª temporada, que não será escrita pelo seu idealizador, o Erik Kripke, já tinha avisado que só tinha pronta as cinco temporadas e que era pra série terminar ali. Enfim, mesmo acreditando que provavelmente eles vão denegrir a imagem da série, assim como fizeram com Smallville depois das duas primeiras temporadas, eles merecem um voto de confiança pela qualidade e intensidade da série, que tem todos os ingredientes que alguma série ou filme possa ter. Ela tem de tudo, ação, aventura, terror, suspense, drama, emoção, comédia... Os atores são sensacionais, dignos de "Oscar" pelas interpretações perfeitas que fizeram ao longo de toda a série. Como toda a série, existem falhas em algumas cenas ou continuações, mas que não tiram muitos pontos. Com certeza, se tivesse que dar uma nota para a série, não poderia ser menos do que 9, o ponto perdido devido aos erros em alguns pontos, são mais pelo detalhe, tendo em vista que não é todo mundo que percebe, logo, não são erros grotescos que prejudicam o entendimento da história, são apenas erros bobos, que alguém que assista aos episódios umas três ou quatro vezes percebe. Que venha a sexta temporada e que Deus ilumine a cabeça dos produtores para que eles não estraguem a melhor série de todos os tempos, isso mesmo, de todos os tempos, afirmo isso, pela qualidade do contexto, ela tem o humor que existe em Friend's, ela tem a ação que tem em 24 horas, ela tem um suspense incomparável com qualquer série, ela tem a emoção de House, tem o terror de Arquivo X, enfim, é um conjunto de tudo que há de melhor em todas as séries existentes, reúne um pouco de tudo, por isso é completa, pena não ser reconhecida como tal, principalmente porque as pessoas pensam que Supernatural é uma série só de terror, que tem ênfase em suspense e aventura, e não sabem que o principal foco da série é a família!

Recomendadíssima a série e espero que os novos fãs da série, sigam meus conselhos e prestem mais atenção nas reações emocionais dos dois irmãos ao longo das temporadas.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mais uma vergonha rubro-negra no Maracanã


Olha, vou confessar uma coisa a vocês, não sou um simpatizante do Flamengo, talvez seja o coração tricolor falando mais alto, mas confesso que desde o fim do ano passado, quando o Fluzão passava sérias dificuldades no brasileiro, eu deixei de "secar" o Flamengo e me preocupar mais com meu time, a idéia funcionou e meu time coincidentemente conseguiu o que era quase impossível. Enfim, ontem, no Maracanã, houve a primeira partida das quartas-de-final da Libertadores da América, entre Flamengo e Universidad de Chile. Não dei muita importância ao jogo, até mesmo me esquecendo de ligar o rádio pra ouvir, estava na rua, comprando algumas coisas pra comer, e quando cheguei em casa, comecei a assistir alguns filmes e tal... quando me lembrei, por conta de fogos que soltaram próximo daqui, pensei que fossem gol do Flamengo e lembrei, quando abri o site da globo.com, é difícil explicar a minha surpresa e contentamento com o 1x3 no placar. Surpresa porque não esperava mesmo que a equipe que fora eliminada pelo Fluminense na Sulamericana do ano passado, conseguisse vencer a equipe rubro negra no Maracanã, e contentamento, pois me lembrei da incrível falta de ideal da torcida do Flamengo, que em 2008, na campanha mais brilhante de um time na Libertadores, o Flamengo começou a montar torcidas por outros times, "secando" o Fluminense; Teve a Flaindependente (São Paulo), teve a Flaboca, flaboquete como ficou conhecida, (Boca Juniors) e a famosa LDU (Liga dos Urubus) em alusão ao nome do time do Equador, que foi campeã naquele ano. Enfim, que me perdoem os flamenguistas concientes que eu conheço, e são poucos, muito poucos mesmo, no momento só consigo me recordar de Othon, mas nessa Libertadores, vou seguir meu coração e "secar" como nunca o Flamengo, o que não quer dizer que vou ficar inventando nomes pra torcida, pois minha única torcida é para o Fluminense, que graças a Deus preenche todas as dependências do meu ser, não precisando e nem conseguindo torcer para outro time, mas "secar" o maior rival vai ser de lei nessa Libertadores.

Em tempos... Me recordo da última rodada do brasileirão de 2008, meu time já havia escapado do rebaixamento após o trauma da perda da Libertadores, e fazia a última partida do ano no Maracanã contra o Ipatinga, fui ao Maraca, não pra assistir ao jogo, mas para a festa de despedida do grande ídolo tricolor dos últimos anos, o "Monstro", Thiago Silva. E me recordo que o Flamengo precisava de uma vitória na última partida para se classificar para a Libertadores, e o jogo, que terminou 1x1, passou a ter as atenções voltadas para o placar eletrônico, que mostrava o resultado dos Rivais, Vasco que estava caindo para a segunda divisão com uma derrota para o Vitória em pleno São Januário, e com isso começaram os gritos de "Arerêêêê... O Vasco vai jogar na série B êêê ÊÊÊÊ!". E para o jogo do Flamengo, que não me recordo contra quem e nem o placar do jogo, mas sei que foi derrotado e com isso perdeu a vaga na Libertadores, e por isso, vieram os gritos da arquibancada que não vou ouvir no estádio, mas que com certeza será frase do msn, e orkut de muita gente na quinta-feira que vêm, me despeço com a possível frase mais vista nos msns e orkuts na semana que vem:

"URUBU OTÁRIOOOO... LIBERTADORES, FOI PRA CASA DO CAGALHOOOO!!!" rsrs

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dunga, você ta usando drogas?


É impressionante a seleção do Dunga. Ele só pode estar querendo aparecer, convocando jogadores que não são jogadores de seleção nenhuma no mundo, quanto mais da que é considerada a melhor do mundo. Josué?? Luisão?? Gomes?? Doni?? Gilberto?? Gilberto Silva?? Julio Baptista?? Nilmar?? Felipe Mello??? Você ta de sacanagem né? Cadê o Fábio e o Rogério Ceni?? Dois ótimos goleiros de Cruzeiro de São Paulo, respectivamente. Cadê o Hernanes, volante multi-funcional do São Paulo? Cadê o Sandro do Inter, ou quem sabe o Jucilei do Corinthians?? Cadê o Chicão também do Corinthians? Será que o Miranda ou o Alex Silva se aposentaram ou estão machucados no São Paulo?? Cadê o bom senso, que não entrou em campo na hora de convocar Robinho, que vem se encostando em Neymar e Ganso, que mesmo assim não foram convocados?? Por que convocar Julio Baptista, se você tem o Ganso ao seu dispor??

Olha, pode até ser que ganhe a copa, mas você não merece vestir essa camisa de técnico de uma seleção que uma vez já foi comandada por Mestre Telê Santana. Infelizmente fez a Copa do Mundo, talvez a competição esportiva mais importante pro Brasil, perder completamente a graça.

Aonde já se viu deixar Ronaldinho Gaúcho, que ta comendo a bola no limitado e velho time do Milan, de fora da sua lista de convocados??? Só posso acreditar que você anda fumando um baseado, ou puxando uma carreirinha, ou quem sabe fumando peido... porque me recuso a acreditar que mesmo estando a frente da seleção de futebol do país do futebol, alguém pode querer aparecer mais que isso.

Em tempo, é complicado não torcer pra Seleção brasileira, mas eu não ia ficar nada surpreso e nem um pouco triste ser perdêssemos essa copa, principalmente se fora pra Argentina, que na minha opinião entra com o melhor time do mundial.

Saudações!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Convocação para a Copa do Mundo


Galera, sei que outro dia eu havia prometido que iria comentar sobre a trilha para chegar á Pedra do Elefante por Itacoatiara e sobre a trilha para a gruta que existe no Parque da Serra da Tiririca, mas não podia deixar de opinar sobre a convocação para a Copa do Mundo, que vai acontecer logo mais, às 13hs.

Bom, segue abaixo a seleção que eu convocaria, pois como todo brasileiro, tenho um pouquinho de técnico de futebol dentro de mim.

Goleiros
1- Júlio César (Inter de Milão)
12- Fábio (Cruzeiro)
22- Rogério Ceni (São Paulo)

Zagueiros
3- Lúcio (Inter de Milão)
4- Juan (Roma)
15- Thiago Silva (Milan)
16- Chicão (Corinthians)

Laterais
2- Maicon (Inter de Milão)
6- Marcelo (Real Madrid)
13- Daniel Alves (Barcelona)
14- Maxwell (Barcelona)

Volantes
5- Ramires (Benfica)
7- Hernanes (São Paulo)
17- Sandro (Inter-RS)
18- Kleberson (Flamengo)

Meias
8- Kaká (Real Madrid)
10- Ronaldinho Gaúcho (Milan)
19- Paulo Henrique Lima (Ganso) (Santos)
20- Elano (Shaktar Donetsk)

Atacante
11- Neymar (Santos)
9- Luís Fabiano (Sevilla)
21- Diegao Tardelli (Atlético-MG)
23- Grafitte (Wolfsburg)

Ta aí galera, com a numeração e tudo, alguém aí discorda? Quem vc convocaria??

comentem!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Brasileirão - O início


Bom, logicamente não assiti a todos os jogos dos quatro times cariocas na primeira rodada do brasileirão. Assisti a parte do jogo do Botafogo contra o mistão Santos no Engenhão, que aconteceu no sábado. Foi um jogo bem movimentado, com destaque para a torcida do Botafogo compareceu em um número razoável para a estréia do time no brasileiro, cerca de 25 mil torcedores compareram ao estádio para prestigiar e apoiar o campeão carioca contra o campeão paulista. Mesmo jogando com o time misto, a equipe santista deu muito trabalho. chegando a estar a frente do placar por duas vezes, mas utilizando a sua melhor arma, que são os cruzamentos para a área, o Glorioso conseguiu buscar o resultado.

No Maracanã, já no domingo, o Flamengo jogou contra o São Paulo, em duelo entre os dois maiores campeões brasileiros, o Flamengo penta e o São Paulo Hexacampeão. Num estádio praticamente vazio, com menos de 12 mil torcedores, o time carioca teve muita dificuldade com o time do São Paulo. Washington levava muito perigo ao gol rubro-negro e Dênis Marques, com o incrível dom de levar a torcida do céu ao inferno em coisa de minutos, e as vezes em segundos, também incomodava a defesa paulista. O São Paulo saiu para o intervalo em vantagem, com o gol do coração valente. No segundo tempo, o Flamengo voltou melhor, conseguiu o empate e se não fosse pelas trapalhadas de Dênis Marques e pelo gol incrível perdido por Kleberson, teria conseguido vencer a partida. O jogo foi bom, mesmo com os dois times poupando muitos titulares, no fim, o empate acabou sendo justo, tendo em vista que Washington também perdeu um gol inacreditável e a zaga do Flamengo tirou uma bola em cima da linha da meta de Bruno.

Não assisti a nenhum lance do jogo do Vasco, mas o resultado já era esperado por mim, principalmente por saber do potencial desse bom time do Atlético-MG.

No Castelão, o Fluminense enfrentou o Ceará. Que jogo horrível, sofrível. O time tricolor, novamente carente de alguém que chame a responsabilidade lá na frente e de alguém que prenda a atenção do time adversário além de Conca, que sozinho não consegue criar muitas jogadas, sofreu e foi derrotado, pode-se dizer injustamente pelo modesto Ceará. O Ceará ameaçou mais no primeiro tempo, mas só chegou ao gol, em lance no mínimo duvidoso, que iniciou exatamente como terminou. Diguinho perdeu a bola no campo de ataque num lance em que o juíz não marcou nada, porém, num lance idêntico logo na sequência, só que dentro da área do tricolor e contra o tricolor, ele marcou pênalti, que o Ceará teve que cobrar duas vezes, porque o goleiro do Fluminense se adiantou na primeira e abriu o marcador. Com detalhe que no lance do pênalti, Cássio foi expulso por ser considerado o último homem da defesa e ter parado um lance claro de gol. No segundo tempo, com um homem a menos e Everton no luvar do afobado Willians, o Fluminense foi muito melhor que o time da casa, porém, não tinha poder de conclusão, na melhor e talvez única chance real de gol, o limitadíssimo André Lima desperdiçou a chance. Já nos acrécimos, Tiago Heleno do Ceará foi expulso por entrada criminosa no garoto Wellington Silva, que acabara de entrar. Mas já não havia tempo pra mais nada e o Fluminense conheceu sua primeira derrota no campeonato.

O destaque da rodada fica por conta da vitória maiúscula do Avaí sobre o Grêmio Prudente, antigo Barueri, por 6x1. Aliás, única vitória da rodada por uma diferença maior que um gol. Esse campeonato promete ser mais equilibrado até mesmo do que o do ano passado.

saudações!

domingo, 9 de maio de 2010

Mãe


O que dizer de um ser que por mais que você erre, está sempre do seu lado, por mais que você não ligue muito pra ela, sempre está ali pra te acolher quando você precisa, por mais que aconteça algo que os separe, não importa o tempo que não a veja, sempre vai se lembrar e sentir saudades dela como nunca sentiu de ninguém??? Essas são as mães. Não tem como falar de mães, sem antes falar da mãe de todos nós, a Virgem Maria. É uma prova de amor muito grande você dizer sim, para conceber um filho, sendo virgem, e ter que encarar perguntas e acusações de meros mortais lhe julgando, duvidando da sua castidade, e mesmo dessa forma, ela não negou o filho de Deus, e criou essa criança da melhor maneira possível, deixando com que ele cumprisse seu destino e a palavra de Deus Pai.

Maria, é o meu exemplo de fé, e deveria ser o exemplo de fé pra muita gente. Costumo dizer que, se nós tomarmos Maria como exemplo, não há dúvidas de que nos encontraremos no Céu um dia. Felizes os que reconhecem Maria como sua mãe, felizes os que pedem a intercessão da Virgem Maria, pois a graça com certeza vem em dobro. Enfim, não há outra maneira de descrever as mães senão como um verdadeiro exemplo de carinho, estou generalizando, pois sei que a grande maioria das mães são assim e por isso são tão amadas.

Convido você que está lendo esse blog neste momento, a rezar uma Ave Maria e uma Salve Rainha, pedindo a intercessão de Nossa Senhora junto a Deus pela benção de todas as mães, em especial a nossa!

AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇAS,
O SENHOR É CONVOSCO.
BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES,
BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE JESUS.
SANTA MARIA MÃE DE DEUS,
ROGAI POR NÓS PECADORES
AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE

AMÉM!

Salve, Rainha, mãe de misericórdia,
vida, doçura, esperança nossa, salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.

Eia, pois, advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre,
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria

Rogai por nós santa Mãe de Deus
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Brasileirão 2010


É galera, começa neste fim de semana o campeonato nacional mais disputado do mundo. O único no planeta a começar com pelo menos metade dos times participantes candidatos ao título, podendo ainda surgir alguma surpresa e brigar pelo caneco. Abaixo, seguem, os times que na minha opinião e na opinião de grande parte da crítica são favoritos ao título brasileiro.

Flamengo - Atual campeão, e de conhecida força em decisões, sua torcida faz a diferença pelo número. O time tem algumas peças muito interessantes, como os volantes Willians e Kleberson, os laterais Léo Moura e Juan e claro o ataque, com Adriano e Vagner Love. Apesar das qualidades individuais, o time peca muito como equipe, fato que fez com que fosse eliminado no Campeonato Carioca e passasse de fase com muita dificuldade, até mesmo com derrota para o time do Corinthians.

São Paulo - Não passa por uma boa fase, mas é sempre um time que chega, é um time de tradição, que conquistou nada menos que três títulos nacionais consecutivos. Conta também com algumas peças importantes, como é o caso principalmente do volante/meia-armador, Hernanes, excelente jogador, que a meu ver merece muito mais uma vaga na seleção do que Josués e Felipes Mellos da vida. Outra peça importante é o atacante Washington, coração valente, uns dizem que perde muitos gols, mas por duas vezes já foi artilheiro da temporada. Se ele fizesse todos os gols que perde então, seria aclamado mundialmente.

Santos - Apesar de toda a inexperiência e a grande possibilidade de perder diversos jogadores após a copa do mundo, é um time que joga um futebol maravilhoso, mas esses dois pontos podem prejudicar e muito o time ao longo do campeonato. Tem jogadores como Neymar, Paulo Henrique, Madson, Arouca, André, Wesley e Robinho, que jogam um futebol simplesmente sensacional, mas é preciso ter maturidade pra saber como se comportar ao longo de um campeonato longo e disputado como o brasileiro. E pelo que mostraram até agora, está faltando e muito essa maturidade, principalmente em se tratando do time alvo do brasileiro, pois todo mundo quer ganhar do Santos.

Grêmio - É o tradicional time gaúcho, só que com um elemento a mais que tem faltado a algum tempo a eles. Tem uma defesa muito firme e segura, e além da defesa, tem um meio campo muito rápido e de um toque de bola absurdamente preciso. Tem entrosamento e um meia de ligação, o Douglas, que é muito habilidoso e tem uma visão de jogo sensacional, além é claro dos atacantes Borges e Jonas, que na minha opinião é o melhor atacante do campeonato.

Inter - Outro gaúcho que tem uma defesa e marcação firmes e seguras. Contam com um dos melhores volantes de marcação do futebol brasileiro, que curiosamente é argentino. Conta também com um atacante muito contestado, mas excelente finalizador, além de um meia, também argentino que tem uma visão de jogo e inteligência comparados a poucos no futebol brasileiro, o D'Alessandro.

Atlético-MG - Outro time que está melhorando constantemente, tem como destaque a capacidade coletiva e a individualidade e finalizações do Diego Tardelli, excelente atacante e que promete lutar pela artilharia do campeonato com nomes com Fred, Washington, Neymar, Robinho, André, etc.

Cruzeiro - Um dos maiores candidatos ao título, a campanha do brasileirão 2009 só não o levou ao título por conta da desconfiança e insegurança adquiridas após a perda da Libertadores, que aliás, tem sido uma sina de times brasileiros, por três anos consecutivos eles chegam na final e por falta de sorte (no caso do Fluminense em 2008), ou por não ser superior tecnicamente ao time adversário (caso de Grêmio em 2007 e do próprio Cruzeiro em 209) não levam o caneco. O time tem jogadores muito bons também, como o atacante Kléber, o meia Guerrón e o lateral direito Jhonatan. É favoritíssimo ao título nacional desse ano.

Botafogo - É a prova de que pra se vencer um campeonato, não é preciso jogar bonito, mas fazer o resultado. Com um time com poucos destaques individuais, são os atacantes Herrera, Loco Abreu e Caio, o primeiro pela sua inteligência e raça, o segundo por sua ameaça sempre constante nas bolas aéreas e o terceiro por sua velocidade e habilidade. É o atual campeão carioca e que corre por fora nessa briga pelo título, mas não se surpreendam se chegar nas últimas rodadas brigando por esse título.

Corinthians - Não é um time excelente, tem peças que podem desiquilibrar pro bem do time ou pro mal do time, mas tem um elenco interessante, com peças de reposição boas, que é o caso do Yarley, do Edu, do Dodô (jogador que veio dos juniores), Jorge Henrique e o argentino Defederico. São jogadores que somados ao bom time, podem suprir as ausências de Ronaldo, Roberto Carlos, que muito provavelmente não vão passar o campeonato inteiro sem sofrer contusões. Mas, mesmo com um bom elenco, também corre por fora na briga pelo título.

Fluminense - Deixei por último por ser o meu time e por eu conhecê-lo melhor que os outros times. Bom, o Fluminense tem um sério problema: A dependência do Fred. Não por sua técnica, que não é comparada ao craque do time, o também argentino Conca, mas por sua liderança no grupo, é importante ter alguém dentro de campo cobrando dos jogadores e no Fluminense, quem faz isso é o Fred. Mas o time tem jogadores muito bons também, além dos dois já citados, tem o garoto Wellington Silva, que apesar de não ter deslanchado ainda, não podemos julgar por conta da sua falta de experiência. Outro destaque é o ala-direito Mariano, contestado pelas suas primeiras atuações pelo clube em 2009, hoje é conhecido como Mito pela torcida, e realmente melhorou surpreendentemente sua capacidade técnica. Outro destaque individual do time, não entra em campo, é Muricy Ramalho, técnico tricampeão brasileiro com o São Paulo, 2006/2007/2008. Além disso, o Fluminense está buscando contratações de peso para a competição. Dos quatro reforços já confirmados, vejo um grande potencial em três deles. O lateral esquerdo Gérson, e o atacante Adriano, contratados junto ao América, foram duas gratas revelações do Mequinha no Campeonato Carioca. Além do atacante Rodriguinho, bom jogador, que disputou o Paulistão pelo vice Campeão Santo André. Jogador rápido e habilidoso. Vamos ver como esse time vai se comportar no brasileiro, pois a torcida costuma fazer a diferença na arquibancada como vem fazendo nos últimos anos. Embora o objetivo do time seja a classificação para a Libertadores do ano que vem, o técnico Muricy quer o tetracampeonato.

abraços a todos!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Uma noite incrível

Menos pra Grêmio x Fluminense, que fizeram um jogo morno, beirando o sem graça, onde o time gaúcho venceu o Flu por 2x0 eliminando a equipe carioca. O Fluminense ameaçou pouquíssimas vezes o gol de Victor, e foi castigado com um golaço de Hugo, da entrada da área e com um gol do excelente atacante Jonas. O Tricolor agora volta suas atenções exclusivamente para o Brasilerão 2010, onde a expectativa é grande para o objetivo de conquistar uma das 4 vagas na Libertadores 2011 e quem sabe o título. Já o Grêmio, vai enfrentar o Santos, em uma das semifinais da Copa do Brasil, que começam a ser disputadas já no próximo meio de semana.

Não assisti ao jogo da vila, mas pelo placar e pelos comentários durante a partida entre Grêmio x Fluminense, deu pra perceber que não houveram sustos ao time do Santos, que se impôs jogando em casa e fez prevalecer o seu melhor futebol, mas tem uma verdadeira pedreira pela frente, pois o time do Grêmio é muito frio e seguro, tem um toque de bola muito bom, vai dar trabalho ao time do Santos e esse promete ser um dos melhores jogos do ano.

Na outra semifinal, vão se enfrentar Atlético-GO x Vitória. Aliás, os jogos onde aconteceu a classificação desses dois times, foram as gratas surpresas desta quarta, logo os jogos onde eu não estava muito ligado, mas quando cheguei em casa fiquei alternando de canais entre o jogo em São Januário, entre Vasco e Vitória e o jogo no Serra Dourada, entre Atlético-GO e Palmeiras.

Como o jogo em Goiânia estava morno, fiquei assistindo ao emocionante e empolgante jogo do Vasco, que precisava reverter um placar de 2x0, conquistado pelo Vitória no Barradão, quando cheguei em casa, o jogo já estava 1x1, e estava pra começar o segundo tempo, sendo que o Vasco já tinha um jogador a menos, Nilton havia sido expulso no lance que originou o gol de empate do Vitória. Gol esse que complicou e muito a vida cruzmaltina. No segundo tempo, logo no início, o excelente lateral-esquerdo Ramon, marcou um bonito gol para o Vasco, o que incendiou a torcida, logo depois houve uma expulsão, que no meu entender, foi muito forçada pelo juiz. A partir daí, o técnico do Vitória tomou uma atitude covarde, tirou um dos seus melhores jogadores em campo, o atacante Junior, para colocar um jodador de defesa. E o jogo se tornou ataque contra defesa, sendo claro que o terceiro gol do vasco estava amadurecendo, e aos 30 minutos, o goleiro Viafra, fez pênalti em Elton, depois de um passe de cinema do garoto Philipe Coutinho, na falta todos pediram a expulsão do goleiro do Vitória, pois o lance foi ainda mais escandaloso do que o lance onde o volante Nilton do Vasco havia sido expulso no primeiro tempo, mas como que pra compensar a sua rigidez na expulsão do jogador do Vitória já no segundo tempo, o árbitro apenas deu o cartão amarelo. Carlos Alberto marcou e mais uma vez incendiou São Januário. Após o pênalti convertido, Carlos Alberto foi substituido, e com isso o time criou apenas mais uma chance clara de gol, em cabeçada de Elton, que Viafra buscou no cantinho esquerdo, e ficou nisso. Vitória apesar de derrotado, classificado, Vasco, apesar de vitorioso, eliminado e aplaudido de pé pela torcida.

Já em Goiânia, vou pular a parte de bola rolando, que foi 1x0 para o Atlético-GO, que como devolveu o mesmo placar que o Palmeiras contruiu em São Paulo, levou o jogo para os pênaltis. E foi um show... de horror dos batedores. Nunca vi jogadores irem pra marca do cal com tanta insegurança. O primeiro cobrador do palmeiras, marcou o gol e colocou o time paulista em vantagem; logo depois, foi a vez do goleiro Márcio, do Atlético, cobrar abrir a série para a equipe goiana, e bateu muito bem, deslocando São Marcos; a partir daí, o que se viu foi um show de cobranças mal feitas. Primeiro Danilo, zagueiro do Palmeiras, cobrou uma bomba praticamente no meio do gol, o goleiro Márcio defendeu com o joelho; Depois foi a vez de Marcão, jogador que fez o gol que levou à disputa das penalidades; e bateu muito mal, fraco e telegrafado, Marcos pegou sem dificuldades; depois foi a vez de Figueroa, que bisonhamente colocou pelo lado, desperdiçando mais uma cobrança paulista; Robston cobrou a terceira penalidade dos goianos e pra só pra variar cobrou muito mal, mesmo fazendo a paradinha, se apavorou na hora de bater e escolheu o mesmo canto que o goleiro do Palmeiras; Na outra cobrança do Palmeiras, foi a vez de Ivo, bater muito mal, e desperdiçar mais uma; Juninho, foi abraçado, acariciado, aclamado, suplicado pelo goleiro Márcio para converter o pênalti, de nada adiantou, ele até bateu bem, mas em linda defesa de Marcos, as cobranças seguiam no 1x1; Era a vez do, teoricamente, melhor cobrador do Palmeiras ir para a cobrança, Claiton Chavier cobrou e.... é isso mesmo... perdeu, o goleiro Marcio pegou mais uma; Elias era o encarregado de reverter a ridícula série de cobranças desperdiçadas e colocar o Atlético-GO na semifinal da Copa do Brasil, e não teve brincadeiras, demorou quase um minuto depois do apito pra partir pra bola, mas quando foi, não teve São Marcos que desse jeito, fuzilou no meio do gol, marcando o gol da Classificação. Parabéns ao time goiano pela classificação.

O outro jogo que assisti os últimos lances, foi o jogo do Pacaembu, pela Libertadores, entre Corinthians e Flamengo. O Corinthians voltou para o segundo tempo com a classificação encaminhada, após fazer 2x0 no primeiro tempo, mas, como eu disse ontem, com a falta de técnica do time rubro-negro, os jogadores supriram com a incrível sobra de raça, e marcaram o seu gol, logo no início do segundo tempo, e seguraram o resultado e a classificação para as quartas-de-final da competição continental. Parabéns ao Flamengo também.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Uma noite que promete!

Bom galera, hoje a noite promete. Hoje vamos ter os quatro jogos de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil e três jogos de volta pelas oitavas-de-final da Libertadores, na competição continental podemos destacar o choque entre as duas maiores torcidas do Brasil, num jogo onde o Corinthians é favorito e contará com o apoio da Fiel torcida, mas não pode desrespeitar o Flamengo, atual campeão brasileiro e conhecido por fazer a diferença nas decisões, suprindo uma possível falta de técnica com uma exuberante sobra de raça. Na Copa do Brasil, destacam-se dois jogos, curiosamente os dois acontecem no mesmo horário, 21:50h, um deles é na Vila Belmiro, onde o Santos recebe o Galo mineiro. O outro, e é o que vou comentar neste tópico, acontece no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, onde o atual campeão gaúcho (conquistou o título no sábado, mesmo com DERROTA em casa para o rival Inter), Grêmio, recebe o contestado mas entrando em uma nova fase, Fluminense. Bom, domingo, ao invés de assistir ao jogo entre Santos x Santo André, fiquei assistindo ao Grenal decisivo do campeonato gaúcho. Pude com isso perceber que o Grêmio realmente é um time muito forte, principalmente jogando ao lado da torcida, mas percebi também, que a missão não será impossível como muita gente pensa. Não gente, eu não estou muito confiante, simplesmente não me atrevo a duvidar do time do Fluminense, ano passado, quando tínhamos pouco mais de 1% de permanecer na primeira divisão, eu não deixei de acreditar no time, por que agora eu vou duvidar??? Bom, a verdade é que hoje, sem o Fred e o Alan, se recuperando de cirurgia de apendicite aguda, e sem o Mariano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, a equipe perde muito, mas ganhamos um reforço de peso, Dario Conca retorna e posso dizer que a minha esperança está do tamanho daquele baixinho de 1,67m de altura. Ano passado, fiz uma promessa, de que se por acaso o time chegasse na última rodada, dependendo só dele para se salvar, eu iria assistir ao último jogo, no Couto Pereira contra o Coritiba. Cumpri essa promessa e graças a Deus nos salvamos. Esse ano, em caso de classificação, prometo uma coisa mais simples, mas nem por isso menos sacrificante, caso o Flu vença e se classifique hoje no Olímpico, vou acompanhar a idéia do blogueiro PC Filho e do Thiago Rachid, que já conquistaram mais gente com a idéia de caso a classificação venha, na próxima fase, no jogo que jogarmos no Maracanã, iremos todos, a pé de laranjeiras até o Maracanã para assistir ao jogo. Então é isso... em caso de classificação Fluminense... ATÉ A PÉ NÓS IREMOS, PARA O QUE DER E VIER! Saudações tricolores!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Pedra do Elefante


Galera, hoje, terça-feira, vim descrever uma das maiores emoções da minha vida, a minha primeira subida à Pedra do Elefante. Desde os meus primeiros passos na adolecência, falava com minha tia, que era professora de geografia do Colégio Elisiário Matta, em Maricá, que gostaria de ir com ela à pedra do elefante, que localiza-se entre os municípios de Maricá e Niterói. Pelo fato de ser professora de geografia, ela sempre levava seus alunos lá, e me contava das aventuras, sempre fui louco pra ir, mas como não estudava no mesmo colégio, era difícil me encaixar na excursão. Os anos se passaram e até que surgiu a oportunidade. Um belo dia, o João, amigo que considero irmão por já o conhecer desde bem pequeno, me convidou para fazer a trilha, e fomos organizando, não me recordo bem, mas acredito que tenha sido no ano de 2006, e fechamos um grupo de 10 pessoas: João, Éderson, Clayton, Luis Paulo, Edinho, Fernanda, Maria Elizângela, Lucas, Cristiano e eu. A pedra é linda, exuberante, já dá pra sentir um pouco do que seria a subida logo ao chegar na praia do recanto, em Itaipuaçu. A subida começa com uma parte bem árdua, pois se inicia em cerca de 5 divisões de subida de asfalto, que além de bem íngreme, torna a o passeio bem cansativo. leva cerca de 30 minutos até chegarmos no Mirante, e logo depois começarmos a trilha. A trilha é divida em 4 partes: 1ª parte; leva de dez a quinze minutos, em meio a mata fechada, até chegarmos numa clareira, onde paramos por cerca de dez minutos para descansar e beber água. 2ª parte; fica de 20 a 30 minutos distante da primeira parada, até chegarmos lá, caminhamos este tempo em meio a mata fechada e úmida, mas ao chegarmos ao fim dessa segunda parte, já temos o prazer de nos depararmos com a primeira vista da caminhada. Paramos em algo parecido com uma rampa de salto de asa-delta, que nos remete a uma vista linda, que inclui o costão e a praia de Itacoatiara, em Niterói, além de nos deixar avistar a gruta que pertence ao parque nacional da Serra da Tiririca e vizualizar a parte de cima, a copa das árvores da trilha de Itacoatiara até a pedra. (esses dois últimos, serão destaques no post da próxima terça-feira). 3ª parte; é a mais rápida de toda a trilha, levando de cinco a dez minutos para ser concluída e é apenas o caminho desde a última parada, até o início de uma pequena escalada. 4ª parte; A escalada! Bom, é a parte mais tensa da trilha, a escalada é moderada, mas é cansativa, principalmente se tiver de ajudar alguém que não tenha experiência e tenha muito medo da subida. Lembro-me bem, que desta vez, a Fernanda passou mal no meio da trilha, disse que queria voltar e tudo mais e quando chegou, praticamente arrastada por mim e por Edinho, ao início da escalada, se apavorou e disse que não subiria. E fomos, João, Edinho e Eu a ajudando a subir, com calma e tranquilidade, que é a forma cerca de se fazer essa escalada. A escalada leva de 30 a 40 minutos, podendo se estender por mais 10 ou 20, dependendo da quantidade de pessoas e das câmeras fotográficas presentes no passeio, pois a partir da escalada, começamos a visualizar grande parte do litoral de Niterói e todo o litoral de Maricá. Ao chegarmos no topo, a recompensa: A vista linda e maravilhosa, que te traz uma paz fora do comum, é algo inexplicável. Pra mim, ainda foi mais emocionante, por ter proporcionado a alegria e emoção da Fernanda, que por incentivo meu e do resto da galera, conseguiu chegar e quase chorou ao ver o que poderia ter perdido se ficasse para trás. Enfim, desde a minha primeira trilha, todo ano eu tenho que ir pelo menos uma vez para esquecer um pouco dos problemas e me interagir com a natureza. Já fiz a trilha 6 vezes e na terça que vem, vou descrever as emoções de conhecer a trilha, que foi feita nesse mesmo dia descrito neste post e a aventura de fazer a trilha de Itacoatiara, trilha que tentamos fazer na última vez que fui, mas por não conhecer e estar fazendo a trilha como "guia" de mais três amigos, acabamos nos perdendo e tendo que retornar. A foto no início do texto, é da vista da testa do elefante, de onde podemos visualizar o litoral de Maricá. Ótimo passeio, que recomendo a qualquer pessoa!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O fator que pode prejudicar o time do Santos: A inexperiência


Bom galera, minha 5ª postagem no meu blog e por falta do que comentar, vou voltar ao assunto futebol. Fim de semana de decisões pelo Brasil todo e o que mais chamou a atenção foi sem dúvida, a derrota que valeu o título paulista ao Santos, de Neymar, Ganso e Robinho. Não vou nem entrar no mérito do jogo, porque o time do Santos mereceu o título, por estar jogando o futebol mais bonito do Brasil na temporada, porém, esse fato está começando a subir à cabeça dos "meninos da vila". Ontem na comemoração do título junto à torcida na Vila Belmiro, os jogadores santistas, liderados por Robinho, se empolgaram no palco e provocaram o técnico do Atlético-MG, que aliás, foi campeão também sem discussões em Minas. O técnico é ninguém menos que Vanderlei Luxemburgo, que no campeonato paulista de 2009 era técnico do Santos, e mesmo sem contar com Robinho no elenco, deixava grande parte dos craques da Vila no banco. Bom, uma coisa precisa ser dita, se o time do Santos começar a menosprezar seus adversários, não vai ganhar mais nada esse ano além do estadual. Primeiro que pra se vencer um campeonato difícil quanto o Brasileiro, é necessário manter uma regularidade contra os melhores times do Brasil, e não apenas os times que se enfrenta num estadual. Segundo, que cada vez que se provoca um adversário, se dá mais motivação ainda ao adversário, que além da motivação de poder desbancar o considerado melhor time do país no momento, ainda pode tirar onda depois de ser menosprezado por esse time. Bom, mas os gritos de: "O Luxemburgo, pode esperar... A sua hora vai chegar!", entoados pela torcida do Santos e acompanhado no microfone por Robinho e a meninada, não são uma provocação à equipe mineira no brasileiro, mas numa competição ainda mais traiçoeira: A Copa do Brasil. No primeiro jogo, no mineirão, o Atlético venceu, mas cometeu o pecado de levar dois gols, pois bem, para se classificar, basta o empate ao time mineiro. Como se já não bastasse essa vantagem, o time do Atlético ganha mais essa arma. Voltando à final do paulistão, não vou comentar muito sobre o jogo, pois estava assistindo ao Grenal decisivo no Olímpico, onde pude constatar que não é impossível vencer o Grêmio em casa e que a tarefa do Fluminense, apesar de muito complicada, não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas o jogo no Pacaembu, pelos lances que eu vi, enquanto alternava entre os dois jogos, sempre que meu pai vinha me dizer de algum lance importante no jogo do pacaembu, não me surpreendeu em nada, o Santo André, bom time mas pra uma decisão contra o Santos, a tradição é importantíssima na hora de decidir, e foi o que faltou, não soube se virar mesmo com dois jogadores a mais em campo e foi incapaz de fazer mais um gol. O time do Santos, excelente equipe, porém com um problema gravíssimo, que é a sua defesa, não levou três gols, com um pacaembu completamente tomado por santistas, e pelo mesmo problema que descrevi no início do post, a inexperiência, não conseguiu segurar o Santo André. E olha que a inexperiência não é por falta de idade não, até porque, os três jogadores que foram expulsos, são jogadores rodados e que foram expulsos em lances infantis. O primeiro foi Léo, que numa briga boba com o atacante do Santo André, acabou sendo expulso junto com o adversário. Depois foi a vez de Marquinho, quase no fim do primeiro tempo, expulsão essa que foi diretamente responsável pelo gol de desempate minutos após sua expulsão, e o terceiro, Roberto Brum, sequer tocou na bola, entrou, correu cerca de dois minutos e deu um carrinho criminoso e mais que infantil por trás, no meio campo, quando a defesa do Santos estava toda montada para fazer o corte. A partir daí, eu já sem esperanças que o Inter fizesse mais um no Olímpico, já estava assistindo, e vi o Santos se segurando e o Santo André, sem criatividade, pernas e sorte tentar o gol que lhe daria o título. Sem criatividade por conta da limitação técnica do time, e da retranca com os 8 homens do Santos no seu campo de defesa, sendo o Ganso, o mais adiantado, marcando na intermediária, correndo como louco, um craque que merece destaque. Sem pernas, por conta da correria imposta desde o primeiro minuto de jogo, fato que permitiu a vitória heróica e merecida. E sem sorte, por conta das duas bolas na trave, sendo uma delas já nos acrécimos do segundo tempo e do gol anulado e pelo que vi hoje nas reportagens, mal anulado pela bandeirinha. Enfim, venceu o melhor, mas eles precisam e vão entender muito brevemente que no jogo que eles jogam, nem sempre o melhor vence, e é o que faz o Futebol ser conhecido como o esporte mais popular do mundo. É aguardar pra ver as partidas de quarta-feira. Santos x Atlético-MG e Grêmio x Fluminense pela Copa do Brasil e Corinthians x Flamengo pela Taça Libertadores. Quarta promete!

sábado, 1 de maio de 2010

A ignorância e falta de respeito em forma de cidadania

Bom gente, hoje é domingo, e decidi que todos os meus domingos vou postar algo em torno da minha religião, Católica Apostólica Romana, a única religião funda por Jesus Cristo, e enquanto estava raciocinando sobre o que postar, já que teria que ser um post especial, se trantando de algo tão importante pra minha vida, resolvi dar uma atualizada no site globo.com, qual não é a minha surpresa quando me deparo com a seguinte manchete: "Marcha da maconha, reúne mais de 1500 pessoas na orla do Rio". Pois bem, nem li a matéria, mas as fotos que foram colocadas na matéria já me inspiraram a escrever esse post.
O que leva uma pessoa, ou melhor 1500 pessoas, a fazerem uma manifestação para a legalização de uma droga? Acho engraçado, que quando a manifestação é por algo que realmente importe, ou melhor, por algo que realmente faça bem às pessoas, como: Uma passeata para chamar atenção e conseguir novos doadores de sangue para o Hemorio; Uma passeata contra a libertação de um criminoso estuprador; Uma passeata pedindo a libertação de um refém de algum sequestro; Uma passeata em homenagem a algum ídolo nacional (diga-se de passagem, neste sábado, completaram 16 anos desde que perdemos o nosso herói Ayrton Senna, e ao invés de passeata homenageando esse herói, eles fazem passeata pela liberação de uma droga); continuando com os exemplos... Uma passeata pedindo a retirada de um político corrupto do cargo; Uma passeata contra os altos preços do combustível, do dólar, da luz.. enfim, pra uma passeata que realmente valha a pena, não aparecem os bonitinhos, filhinhos de papai, que sinceramente eu não sei o que passa pela cabeça deles. Hoje em dia, pode-se reparar que cerca de 70% de maconha consumida no Rio de Janeiro, se não for uma percentagem maior, é consumida por jovens das classes A e B da sociedade. Curiosamente, essas são as classes consideradas com maior índice de escolaridade e grau de instrução. Será mesmo? Como uma pessoa que é bem instruída, pode pedir a legalização de algo que ela sabe que faz mal ao seu corpo? Como pode uma pessoa bem instruída, pedir a legalização de algo que ela sabe que prejudica o seu modo de pensar e de agir? Como pode uma pessoa bem instruída, pedir a liberação de algo, que ela sabe que faz mal a imagem do país e da cidade onde ela vive? Como pode uma pessoa bem instruída, pedir a liberação de uma droga se quando olham pela janela de seu apartamento na zona sul, conseguem ver diversas favelas e pessoas sofrendo, por falta de atitude, ou por uma atitude errada deles, pois se eles resolvessem fazer passeata para exigir do governo uma melhoria na infraestrutura da cidade ao invés de pedir liberação de uma droga, talvez pudessem morar no melhor país do mundo. Sinceramente não entendo. Aí vocês me perguntam: "mas você não ia falar da religião?". Pois é... me empolguei um pouco, mas agora abordando o tema religião. Se não notaram, no título do post, fala sobre ignorância, que foi o que eu descrevi acima e falta de respeito, que se refere justamente a um indivíduo no meio da passeata, que se prestarem atenção na figura do post, poderão identificá-lo, com uma faixa escrito o seguinte: "Jesus usava maconha!". Não sei nem o que dizer de um pobre infeliz desses... Se aproveitam da misericórdia de Jesus para usarem seu Santo nome em vão. É incrível como uma pessoa pode ser tão desrespeitosa e difamadora. Gostaria de saber se em algum versículo da Bíblia está escrito que Jesus fumava maconha. Porque a única palavra que se deve acreditar é a que é pronunciada através da Bíblia ou vindas da boca de um sacerdote e essas palavras eu tenho certeza que não saíram de nenhum desses lugares (ainda não li a bíblia, mas duvido com todas as minhas forças que isso conste lá!). Por aí, você percebe o quão passivos estamos nós católicos e até mesmo os evangélicos. Acho incrível que ninguém, de nenhuma religião tenha repreendido esse rapaz. Bom, sinceramente, espero que essa manifestação de ignorância e falta de respeito, não vingue e os políticos não permitam essa besteira, apesar de economicamente seja bom e pode ser até que prejudique o tráfico, coisa que não acredito, pois a droga de maior consumo hoje em dia, já é outra. Mas mesmo com as possibilidades de vantagem, será terrível para a população, é assinar atestado de ignorância e a própria sentença de morte e retardo mental. Enfim, SENHOR, PERDOE ESSAS PESSOAS! ELAS NÃO SABEM O QUE FAZEM!
Até o próximo post!

Maldito 1º de Maio de 1994


1º de maio de 1994, eu estava a dois meses de completar 6 anos de idade, mas já havia pelo menos 3 anos que acompanhava as corridas de F1, primeiro por adorar carros e segundo porque o herói da minha infância aparecia na TV. Bem, eu assistia a praticamente todas as corridas, as vezes até de madrugada eu me recordo de ter acordado meu pai pra ver o Ayrton correr, as que eu não via, ou era por ser muito cedo, ou por motivo de estar na rua com meus pais. Nesse dia 1º de maio, era o GP de San Marino, na época não sabia muito diferenciar esse tipo de lugar, pra mim se tratava apenas de uma corrida, lembro-me de ter assistido parte do treino do sábado e ter assistido a reportagem sobre o acidente do Rubinho na sexta, soube também que no treino de sábado, um outro piloto havia morrido, em decorrência de um acidente, (o austríaco, Roland Ratzenberger), mas não entendia, talvez por conta da idade, a gravidade da situação. E no domingo fomos eu e minha família visitar uma tia, que mora em outro município, a cerca de 40 minutos da minha casa. Passamos o dia todo lá. E foi um daqueles dias em que não assisti à corrida, também por dois motivos: O primeiro, é que eu estava na casa da minha tia, e adorava brincar com meus primos e segundo, que as corridas anteriores, não haviam sido muito boas pro Ayrton e eu estava meio chateado, pelo fato dele ainda não ter vencido naquele ano e por isso não estava muito disposto a trocar uma boa diversão com meus primos pra ficar sentado no meio dos adultos na sala assistindo uma corrida que seria muito difícil pro meu herói. Foi aí que depois de alguns minutos brincando meu pai me grita lá de dentro dizendo: "Bruno, vem cá, o Senna bateu!". Eu, ingênuo e no clima de brincadeira, fingi desmaiar, e comecei a rir, não sabendo ainda a gravidade da situação. Após me levantar, fui até a sala para ver, e vi ele no carro, inerte, demorando uma eternidade para ser socorrido, apesar de vários fiscais de prova estarem ao redor do carro, confesso que aquilo me impressionou um pouco, mas nada que não tirasse a minha confiança no Ayrton, pois ele já havia batido uma vez na temporada e nada de mais grave havia acontecido. A corrida terminou e eu já estava meio cansado de brincar, fui pra sala, ficar com meu pai, e algo estranho estava acontecendo, após a corrida, geralmente todos se dispersavam, minha mãe ia pra cozinha com minha tia, meu pai ia na rua dar uma volta com o marido da minha tia. Naquele dia, todos permaneceram sentados, com os olhos fixados na TV, até que veio a notícia, com o Arnaldo Leme falando que estava confirmada a morte de Ayrton Senna da Silva. Aquilo causou um sentimento tão estranho dentro de mim, que até hoje eu não compreendo. Comecei a chorar copiosamente, tipo, desesperado mesmo, e meu pai teve que me acudir, me pegando no colo e conversando e hoje sei que chorando comigo. Me abraçava apertado e tentava me confortar e confortar a ele próprio. Sei que ficamos ali, durante uns 5, talvez 10 minutos, até ele usar aquele tipo de chantagem que se faz com criança quando se quer alguma coisa dela: "Bruno, não chora, se vc parar de chorar, papai vai comprar aquele autorama, que tem a foto do Ayrton Senna." (era um dos brinquedos mais anunciados na televisão na época) (detalhe, nunca mais se falou no brinquedo). E desde esse dia, eu não faço a mínima questão de assistir uma corrida sequer, pra falar a verdade, só me recordo de ter assistido a outra corrida cerca de 3 anos depois, mesmo assim, mais por falta do que assistir, como ocorre até hoje.

A admiração que sinto pelo Ayrton, é algo além das pistas, na época do acidente, lógico que tinha ele como ídolo pelo que ele fazia dentro delas, porém, anos depois, pesquisando sobre a vida dele, aprendi a admirar o Ser Humano, uma coisa que eu achei fantástico que ele fazia, é o fato de ajudar instituições com apenas uma condição: a de que a identidade do doador, no caso ele, não fosse revelada a ninguém. E foi assim até o dia da sua morte, quando dias depois ele era enterrado e PARAVA a maior cidade do Brasil. Era difícil entender como um piloto de F1 podia representar tanto um povo, mas as pessoas que sabiam desse gesto de caridade e bondade dele, logo se manifestaram e revelaram o segredo até então guardado. Naquele maldito 1º de maio, o Brasil perdeu o maior exemplo de superação, força de vontade, perseverança, fé, enfim, perdemos o que é na minha opinião o único Herói que o país já teve, e que também tinha um codinome, nos dias de batalha, não era o Ayrton Senna da Silva, mas sim, AYRTON SENNA DO BRASIL. Quanta falta ele nos faz. Saudades Campeão!