Diversidade de Opiniões
Esse é um blog que mostra principalmente a opinião dos que postam nele e a opinião de quem posta comentários. Divirtam-se e espero que gostem.
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Aonde será que nós vamos parar?
Boa tarde pessoal, acho que a pergunta contida no título dessa postagem pode (e deve) ser complementada: Aonde será que vamos parar? (Se é que vamos parar)
Essa semana eu me vi obrigado a me fazer essas perguntas. Afinal, aonde nós vamos deixar o Brasil parar? Até quando nós vamos aceitar tamanha falta de respeito com o povo brasileiro no geral? E quem me conhece sabe que se tem uma coisa que eu odeio é ficar sem resposta pra algo e essa pergunta me colocou nessa situação.
Li essa semana uma comparação com o que pagamos aqui no Brasil e o que os americanos pagam nos Estados Unidos, vamos à alguns exemplos:
- Vocês sabiam que nós pagamos o dobro do valor da água que recebemos em nossas residências, do que os americanos pagam para receber a água nas casas deles, mesmo com a gnt tendo à nossa disposição, 25% da água doce existente no planeta Terra?
- Vocês sabiam que pagamos mais que o dobro do valor das tarifas de telefonia (fixa e móvel) e eletricidade do que os americanos? Detalhe, 95% da nossa energia elétrica é fruto de Hidroelétricas, forma de produção infinitamente mais barata e menos poluente do que as principais produções norte-americanas (termoelétricas e usinas nucleares).
- Vocês sabiam que nos Estados Unidos, os americanos pagam no máximo 7% de imposto sobre os seus rendimentos? Sendo que no Brasil, nosso salário mínimo é pelo menos 4 vezes menor que o deles e mesmo assim nós pagamos 18% de impostos ao governo.
- Vocês sabiam que nos Estados Unidos quem ganha menos de U$$3.000,00 está isento do imposto de renda? Isso mesmo, é como se o cara que ganhasse menos de R$9.300,00 aqui no Brasil estivesse isento de ter que prestar contas ao Leão. Infelizmente aqui no Brasil, quem recebe mais de R$1.200,00 já é obrigado à pagar.
- Outra coisa, vocês sabiam que aqui no Brasil, o IPVA de um carro popular, com valor de 30 mil reais, está em torno de R$1500? Pois é, nos EUA, qualquer carro, seja qual for o ano, modelo ou qualquer outra característica, o IPVA é único, de U$$15,00, isso mesmo, QUINZE DÓLARES.
Esses foram alguns exemplos...
Agora eu te pergunto: Onde vamos parar? O que fazer para mudarmos esse quadro? Sinceramente, se esperavam que eu desse essa resposta nesse post, sinto ter que decepcioná-los, não tenho como fazer isso. É algo que eu não faço ideia.
Aliás, ideia eu tenho, só não tenho o poder de colocá-las em prática e, aí sim, não faço a menor ideia de quem tem. Porque na teoria, todos os nossos ilustres governantes teriam esse poder, mas na prática não é bem assim que a banda toca.
Acredito que enquanto a gente trabalhar pra sustentar quem não trabalha, e pior, pra sustentar quem não trabalha porque cometeu crime e está preso, recebendo uma bolsa auxílio de 915 reais, ou seja, maior que o salário mínimo de um trabalhador que cumpre todas as leis.
É impensável que o Brasil, com toda a sua malha ferroviária, não invista em melhorá-la para tornar possível o transporte intermunicipal através dos Trens que circulam por essas vias.
É inadmissível que enquanto os políticos recebem um salário astronômico, o qual eles escolhem quando e quanto vão aumentar e além desse salário absurdo, ainda recebam todo tipo de auxílio possível, para poder esbanjar o seu salário.
Desisto de tentar entender o porquê de a população brasileira pagar os mais altos impostos do mundo e ainda assim ter setores como educação, saúde, transportes e segurança, inversamente proporcional à comparação feita com outros países com relação aos impostos.
O mais triste disso tudo, é saber que todos esses fatos são culpa de uma esmagadora maioria de brasileiros que se deixam manipular por uma emissora de televisão, que esconde, deturpa, inventa, aumenta, enfim, joga os fatos da maneira que lhe forem mais lucrativa.
O povo pode estar em condições precárias, mas é só chegar época de carnaval que essa grande maioria esquece completamente dos problemas do país para curtir a maior festa do planeta. Quando não está nessa época ainda, a mesma emissora resolve colocar no ar o famoso BBB, que aliena as pessoas com o slogan de "A casa mais vigiada do Brasil", enquanto "a casa menos vigiada do Brasil", o congresso, a câmara dos deputados, as câmaras de vereadores e prefeituras do país são esquecidas, afinal, é mais importante curtir o carnaval do que entender o que acontece com o país.
É incrível o poder que esses políticos tem de escolher não fazer nada e deixar seus eleitores, que somos nós cidadãos, de mãos atadas quanto à isso.
Pagamos os maiores impostos do mundo e temos os piores serviços do planeta. Temos um salário que é inacreditavelmente menor que as pessoas que nós colocamos no poder. Essas pessoas tem direito à auxílio vestuário, auxílio transporte, auxílio viagem, auxílio moradia, e nós, que recebemos infinitamente menos que eles, temos que com esse salário comprar nossas roupas, pagar nossos carros, penar pra poder fazer uma viagem de fim de semana, muito sequer vão conseguir os sonho da casa própria.
Bom, o texto já ficou grande demais. Espero que quem veio até aqui, me ajude a refletir sobre o que fazer para melhorar essa situação, e quem sabe, a partir daqui e de tantos outros blogs o gigante possa verdadeiramente acordar e descobrir como acabar com essa vergonha internacional que se tornou o Brasil.
Grande abraço!
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Pedra do Elefante - Alto Mourão
Linda vista de cima da Pedra do Elefante, divisa dos municípios de Maricá e Niterói, entre as praias do Recanto, em Itaipuaçu - Maricá e Itaquatiara - Niterói. É uma das mais belas vistas de Maricá, o ponto mais alto da montanha está há 412m do nível do mar. A trilha até o cume é composta por uma caminhada de cerca de 40 minutos e uma pequena escalada que devido à seriedade com a qual deve ser encarada, leva de 20 à 40 minutos, dependendo do número de pessoas no grupo e da disposição dos mesmos. Não é uma escalada difícil, mas o simples fato de ser uma escalada, já requer alguns cuidados, embora já tenha visto crianças de menos de 7 anos concluindo essa trilha. A caminhada é super agradável, sendo feita em meio à mata atlântica, sem muita incidência de sol por conta disso. Você leitor, que deseja conhecer essa beleza, fique ligado no nosso blog, que estamos planejando uma subida até o final de setembro e vamos anunciar aqui pra quem quiser ir conosco, poder desfrutar dessa maravilhosa e revigorante vista! Grande abraço a todos e até o próximo post!
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Não ria! Você está sendo manipulado.
Bom galera, como prometi semana passada, aqui está meu post da semana.
E é impressionante o poder que a Rede Globo de televisão tem sobre as pessoas. É inacreditável como uma novela faz tanta diferença pra algumas pessoas. Essa semana, pelo que está me parecendo, é uma das últimas semanas do grande sucesso "Insensato coração". Mas é incrível como a sociedade torna "grande" uma coisa tão mesquinha, cheia de acontecimentos que vão contra as leis da moral, do bom costume, e pior, contra as leis de Deus. E não to falando apenas desta novela, mas todas as novelas da rede globo são dotadas de pelo menos um desrespeito a uma dessas leis, quando não a todas. É só parar pra pensar um pouco: Toda novela da Rede Globo tem uma mulher que é traída pelo marido ou um homem que é traído pela esposa, e muitas vezes tem as duas situações. Tem sempre alguém querendo se envolver com algum personagem que tem dinheiro, logicamente interessado em "um qualquer". Sempre tem um casamento sendo encerrado, como se fosse a coisa mais normal do mundo. E de uns tempos pra cá, estão querendo tornar o homossexualismo também uma coisa normal. Mas o pior de tudo, não é isso tudo ser mostrado em horário nobre na TV brasileira, ou seja, quando a imensa maioria dos brasileiros estão em suas casas, livres de seus afazeres e buscam um pouco de entretenimento no conforto e segurança de suas casas. O pior de tudo, é que grande parte desses brasileiros estão se deixando levar pelo que é mostrado nessas novelas. Se formos pegar dados de pesquisas com relação aos temas abordados nessas novelas, é incrível o tamanho da aceitação do que é imposto pela novela. O número de casamentos está diminuindo absurdamente no Brasil, e quando falo casamento, é SACRAMENTO, não ajuntamento. O verdadeiro casamento é iniciado na Igreja, de forma tradicional, por pessoas que sigam determinada religião, com fé no que acreditam e na instituição onde estão colocando suas vidas e vidas da sua posteridade. Não é casar porque sempre achou bonito entra numa igreja de véu e grinalda, ou por pressão da família. É uma vontade própria e única de ter Deus como testemunha de um dos momentos mais importantes de sua vida. Esse desejo de casamento verdadeiro, está sendo dissipado. Há quanto tempo não se vê numa novela dessas, um casamento na igreja? Até a imagem dos padres está sendo deturpada por essas novelas. Não sou de assistir novelas, mas minha mãe é uma dessas pessoas que fica extremamente frustrada se perde um capítulo da novela, e nos fins de semana, como estou em casa e almoçamos todos juntos e a televisão nessa hora é de exclusividade da minha mãe, ela coloca na novela e assisto algumas partes, e nisso passo a conhecer os nomes dos personagens e algumas de suas peripécias e durante a semana, conforme o notíciário na internet, acabo que, involuntariamente acompanho o que acontece nela. bom, baseado nesses fatos, posso afirmar, que de uns anos pra cá, eu soube de mais padres largando a sua vocação pra viver com alguma mulher da novela, do que casamentos realizados numa igreja. Aí você me diz: "Ah, mas isso é feito pelos autores, não influencia tanto a vida de ninguém não!". Legal, e o que me diz da vida de muitos atores e atrizes fora das telinhas? Quantos casamentos relâmpagos de no máximo (e digo no máximo, sendo bem bonzinho) de 3 anos. Muitas das vezes, o casamento é usado por determinados atores e atrizes, para se beneficiar da visibilidade da outra pessoa na mídia? Será que os papeis interpretados por esses artistas na televisão são tão diferentes da sua vida real? E será que as crianças que estão em nossas casas, assistindo a isso e vendo, na maioria das vezes essas pessoas "se dando bem", não vão querer se espelhar nelas? E digo que sim, que hoje em dia, o que mais se vê nas escolas são crianças vivendo como alguns desses artistas e seus personagens. Se envolvendo com alguém por puro interesse, seja pela popularidade, pela beleza ou simplesmente por não conseguir controlar seus impulsos. E de verdade, ainda não vi, nenhum relacionamento desse tipo, ter futuro. Na novela eles tratam o namoro como uma diversão, um passa-tempo e se você trair a pessoa que você está namorando, é super normal, não há problema algum nisso, quer dizer, tornar as pessoas objetos do seu prezar, desejo e descontrole de sua própria vontade, é normal. Nessa novela, "insensato coração", eles abordaram o tema homossexualismo. Tema bacana de ser trabalhado, pois realmente estava com uma certa evidência quando a novela iniciou-se, porém, trabalharam da pior maneira possível, trataram como se fosse algo normal e até certo. Trataram como se qualquer tipo de opinião contrária ao homossexualismo, fosse crime de preconceito. É como se estivessem nos obrigando a pular de um precipício. E o pior é que a sociedade está caindo nessa. Após a abordagem à esse tema feito pela novela, pessoas que lutavam contra esse problema (Espiritual, psico ou patológico) simplesmente desistiram de lutar contra isso e se entregar à sua fraqueza. E pior, querem contagiar outras pessoas com sua fraqueza e tudo isso, tendo a novela como respaldo para suas opiniões. É como um vírus se espalhando pela sociedade e cada dia mais as pessoas vão ficando infectadas e aceitando certas coisas que a alguns anos atrás, era impensável. Não vou dizer que a novela só mostra coisa ruim, não, até porquê, toda história precisa de um final feliz, com muito amor e tudo mais, mas a novela mostra o amor numa proporção tão minúscula que é inviável contagiar alguém da mesma forma que contagiam com as coisas erradas passadas através da mesma. Bom, pra terminar esse longo post, quero deixar uma mensagem, uma pequena frase que é dita no espetáculo "O Canto das Írias" da Comunidade Católica Shalom: "Não há condição humana que não possa ser restaurada pelo amor. Não há animalidade que não possa ser educada.".
Grande abraço a todos e até semana que vem!
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Orkut x Facebook
Então galera, post pra reativar o blog, sendo essa a primeira postagem de 2011... Caramba, faz tempo que não publico nada aqui. Pois então, pensando no que postar, me deparei com uma espécie de conflito interno e percebi que isso está acontecendo no Brasil todo: Afinal de contas, quem é melhor, Orkut ou Facebook? Confesso que sou um grande fã do Orkut, foi minha primeira rede social, me fez encontrar amigos queridos da minha infância, dos quais sequer tinha notícias antes de encontrar seus perfis. Já são, acredito eu, mais de 6 anos de Orkut, embora esteja no meu 4º perfil, e o que é pior, sem entender o porquê de ter perdido os outros 3. Bom, de uns meses pra cá, fui conquistado pelo Facebook, apesar de ter perfil lá a uns 2 anos, só ativei efetivamente o meu perfil há cerca de 4 meses. Acho que o que me conquistou de verdade no Facebook foi a interatividade simples e rápida e a repercussão que os seus posts causam na rede. Lembro de diversos posts meus que renderam mais de 80 postagens de meus amigos, querendo debater o assunto, na maioria das vezes o assunto foi futebol, mas já debatemos o tema homossexualidade, problemas em Maricá, preconceito racial... enfim, tudo rende no "Face".
Só fazendo uma observação aqui... alguém aí sabe de que forma o Twitter faz tanto sucesso? O Facebook é zilhões de vezes mais interessante do que o Twitter. É algo tão limitado, que me espanta o sucesso que faz na rede mundial. Se soubessem o quanto me irrita aquela limitação de 140 caracteres permitidos por postagem... De início, antes de conhecer o Facebook achei super interessante, mas depois que me familiarizei com o "Face" e vi o abismo que separa um do outro, sinceramente, não fiz mais a mínima questão de abrir meu Twitter.
Continuando com o post, vou colocar abaixo meu ponto de vista sobre as diferenças entre o Orkut e o Facebook, suas principais virtudes e seus principais defeitos. Quem ganha de quem? vamos ver.
Interatividade: Orkut 0x1 Facebook
Como falei antes, é impressionante a facilidade de interação das pessoas com as suas publicações, no orkut, isso é limitado principalmente pelos bloqueios que foram implantados na sua versão beta, de limitar determinada publicação à determinadas pessoas, o que restringe o alcance daquilo que foi postado, torna mais particular, o que na minha opinião, não era pra ser, pois pra isso, existe e-mail.
Disposição Gráfica: Orkut 1x1 Facebook
A rede social "criada" por Mark Zuckerberg deixa muito a desejar nesse quesito. É complicado de se aprender a fazer certas coisas, como por exemplo, postar fotos num álbum já existente, coisa que na rede social da poderosa Google é muito mais simples e rápido
Segurança: Orkut 2x1 Facebook
Bom, nesse quesito o Orkut vence pelo fato de ser muito mais claro com relação à divulgação dos seus dados. No Facebook, há pouco tempo atrás, fui alertado de que os telefones celulares de quem configurou esse dado no seu perfil, estava à mostra pra quem quisesse ver. Coisa inaceitável para a maior rede social do planeta. Porém, o fato de ser mais seguro, torne o Orkut, na minha opinião, mais chato também, mas cada um com seus problemas neh?
Movimento de informações: Orkut 2x2 Facebook
Quesito difícil esse, acredito eu que um empate seria até justo, porém, levando em consideração que a grande maioria dos usuários do Orkut estão migrando para o Facebook, cheguei à conclusão de que essas informações também estão surgindo mais rapidamente no "Face".
Facilidade de acesso às informações: Orkut 2x3 Facebook
Nesse assunto, o Facebook ganha de lavada, uma vez que as informações tramitam diretamente no mural das pessoas, sem ter que se entrar em comunidades ou perfis de empresas ou celebridades para se ter acesso às mesmas.
Relacionamento com usuários desconhecidos mas com assuntos em comum: Orkut 3x3 Facebook
Na minha humilde opinião, o Orkut ainda consegue ser mais atrativo nesse quesito, principalmente pelo uso do sistema de comunidades, onde vc acessa a página de determinado assunto, empresa ou celebridade e discute com membros que cultuam desse mesmo interesse com vc. Aliás, esse, na minha opinião é o principal motivo de o Orkut ainda ser a rede social mais acessada do Brasil.
Divulgação de eventos: Orkut 3x4 Facebook
É outro quesito que é desempatado pelo fato das pessoas estarem migrando do Orkut pro Facebook nos últimos meses, a movimentação e facilidade de acesso às informações do Facebook em relação ao Orkut, seduziram muitas empresas, que estão se utilizando de páginas criadas no "Face" para divulgar seus eventos e promoções, e com certeza está surtindo efeito
Jogos: Orkut 3x5 Facebook
Em matéria de criatividade e qualidade dos jogos, o Facebook ta dando show no orkut, apesar de não gostar muito do tipo de jogo de nenhum dos dois, percebe-se que os jogos do Facebook fazem ainda mais sucesso que o mais famoso do Orkut, o Colheita Feliz. O (maldito) City Ville, está fazendo um sucesso tremendo com grande parte dos usuários. (só explicando a palavra "maldito" na descrição do jogo City Ville: Não aguento mais receber convite pra esse jogo infernal... rsrs)
Facilidade de acesso: Orkut 3x6 Facebook
É indiscutível que a página do Facebook é "mais leve" do que a página do Orkut. O que facilita muito o acesso a essa rede via telefone celular, por exemplo. E facilita muito a interatividade dos usuários desse tipo de acesso.
Fotos: Orkut 4x6 Facebook
Apesar da facilidade de se postar fotos no "face", ainda prefiro divulgar minhas fotos no orkut, pela facilidade que se tem de se copiar essas fotos pro computador, apesar de que no Facebook essa tarefa também não é difícil, mas no Orkut é indiscutivelmente mais simples.
Bom, é isso galera, reativando o blog aqui, vou fazer um esforço pra fazer, pelo menos, uma postagem por semana. Espero que tenham gostado do post, por favor, cometem e divulguem, ok?
Abraços!
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Por que eu amo o Fluminense?


Bom, estou a dois dias pra postar essa história, mas só agora consegui me acalmar da euforia que tomou conta de mim nos últimos dias pra escrevê-la. Nesse post, vou contar a história, resumida, que foi escrita pelo Fluminense em 15 anos, desde o gol de barriga de Renato Gaúcho que deu o 28º título do Campeonato Carioca ao Flu, até o gol do "Sheik" que nos deu o Tricampeonato brasileiro.
Bom, em 95, lembro-me de estar assistindo à final em casa com meu pai e minha mãe, e lembro também que após o gol de barriga de Renato Gaúcho, a euforia foi tanta, não só na minha casa, mas na cidade de Maricá inteira, que assim que o Juiz apitou o final do jogo, fomos pra rua comemorar, me recordo muito bem dos pisões que levei por ser tão pequeno - iria completar 7 anos cinco dias após o título - no meio de adultos enfóricos. Nesse ano de 95, foi onde realmente nasceu minha paixão pelo Fluminense, pois apesar de eu sempre ser torcedor, só tive consciência do que é realmente amar um time, naquele dia 25 de junho. E foi também nesse ano de 95, após uma semifinal de Brasileirão, contra o time do Santos de Geovane, que jogava com o cabelo pintado de vermelho, que começa a queda do Fluminense no cenário nacional. Numa semifinal de Brasileiro, após vencer o primeiro jogo no Maracanã por 4x1, a torcida do Flu começou a cantar vitória antes do tempo e uma semana depois da goleada aplicada no Maraca, o Flu perdeu de 5x1 em São Paulo. Foi aí que aprendi a não cantar vitória antes que o resultado final estivesse consumado. Em 96 não me recordo de muita coisa, mas me lembro bem do estouro da champagne no gabinete do presidente do Flu na época. Comemorando uma virada de mesa que impediu a queda do Fluminense, que havia sido penúltimo colocado no Campeonato Brasileiro daquele ano. Ali achei ter aprendido o que é ter vergonha. Em 97, não teve jeito, não houve virada de mesa, mais uma vez o Flu foi penúltimo colocado e foi rebaixado à segunda divisão do futebol brasileiro. Mais uma vez achei que tinha aprendido o que é vergonha de torcer pra um time, mas o pior ainda estava por vir. Em 98, o Fluminense chega ao fundo do poço. É rebaixado à 3ª divisão do futebol brasileiro, jogadores como Branco, tetracampeão mundial com a seleção brasileira, dão declarações dizendo que o Fluminense não pode disputar a competição num nível tão baixo, lembro que foi muito criticado por isso nos programas esportivos da época, diziam que realmente o Flu não podia jogar a terceira divisão, mas isso tinha que ser colocado em prática no campo, o que não aconteceu e por isso foi rebaixado e tinham que disputar sim a terceira divisão. Em 99 sim, eu aprendi o que era a vergonha propriamente dita. Ver meu time, aquele mesmo que vi ser campeão heróicamente a quatro anos atrás, contra um time que tinha Romário, Sávio e Edmundo e no banco de reservas, Vanderlei Luxemburgo. Esse mesmo time que ouvia meu pai falar como se tivesse sido o grande amor da sua infância e juventude, vi esse time jogar contra um time treinado por um vizinho meu, de Maricá. Mas nesse mesmo ano, eu realmente vi, ser forjado no meu coração o amor por esse time. A primeira tentativa de marcar meu coração como o ferro quente marca o couro dos animais, foi um técnico consagrado, Campeão brasileiro pelo Flu em 84 e Tetracampeão mundial com a Seleção, aceitar treinar o seu time do coração, com um salário muito aquém do que ele merecia, com apenas um pedido: O de o Fluminense se esforçar pra se reestruturar, para dar condições do clube voltar a crescer. Mas esse não foi ainda o momento em que meu coração ficou marcado pra sempre com o nome Fluminense, não... faltava algo e esse algo a mais foi feito pela MELHOR E MAIS BONITA TORCIDA DO MUNDO. Sim, a Torcida do Flu deu a demonstração de amor mais fantástica que eu já havia visto até então. Durante a disputa da série C, o Fluminense disputou partidas em dias nada convencionais, em horários muito menos convencionais, e tiveram jogos, que ocorreram no Maracanã, e lembro que em um desses jogos, em plenta terça-feira, às 11 horas da manhã, a torcida do Fluminense coloca 25 mil pessoas no Maracanã. Ali eu percebi a grandeza desse clube, que quando menor pareceu, maior se tornou. Ao fim daquele ano, o Fluminense havia se sagrado Campeão da Terceira divisão do futebol brasileiro, havia reestruturado suas categorias de base, com um centro de treinamento de respeito em Xerém, distrito de Duque de Caxias, um centro de treinamento que no futuro iria dar muitos títulos e muitas jóias valiosíssimas ao futebol tricolor. Uma dessas jóias foi um dos principais responsáveis pelo título da terceirona, Roger, conhecido como maradoninha pela incrível habilidade na perna esquerda. Bom, no ano de 99, após um grande imbróglio na primeira divisão, devido a uma irregularidade no time do Gama, o Botafogo que seria rebaixado, entra na justiça e impede que a CBF organize o torneio de 2000, com isso, o Clube dos 13 assume a organização do Brasileirão, que mudaria e nome, para Copa João Havelange. Como o Botafogo conseguiu impugnar a regra de rebaixamento do campeonato de 99, o clube dos 13 resolveu chamar grandes times que estavam em divisões inferiores para participar do módulo azul do campeonato de 2000, que seria constituído por 25 times e o Fluminense foi convidado a disputar esse módulo. E desse ano, além da fatídica final em São Januário, entre Vasco e São Caetano, me lembro da minha primeira vez no Maracanã. Lembro que fomos eu, meu pai e meu tio, junto com a galera de Maricá que havia alugado um ônibus e nesse dia eu pude pôr em prática o que eu aprendi em 95: "NÃO CANTAR VITÓRIA ANTES DO TEMPO". O jogo era contra o São Caetano, que havia conseguido a classificação no módulo amarelo e no cruzamento com os times do módulo azul, caiu contra o Fluminense, que foi 3º colocado entre os 25 times do módulo azul. Não me recordo quanto foi o primeiro jogo, em São Caetano do Sul, mas lembro-me que o Flu precisava de um empate, estavamos sentados n arquibancada amarela do Maraca, um pouco a esquerda do gol defendido por Murilo. O jogo estava caminhando para o seu fim, quando grande parte da torcida do Flu começa a gritar para o São Caetano: "Eliminado... Eliminado...". Isso pq o jogo estava 0x0, e faltavam cerca de 10 minutos pro fim, eu só me lembro de ter sentado na cadeira e pensado comigo mesmo, bando de babaca, o jogo ainda não acabou, parem de desmerecer o time adversário, será que não se lembram de 1995? De repente, cobrança de falta quase do meio-de-campo pro São Caetano, e do lado de lá, tinha um certo Adhemar, que chutava muito e chutou e só me lembro de um silêncio absurdo no estádio, quebrado apenas pelo som da rede da meta à minha direita. Absurdo, mas eu já esperava, lembro que a volta pra casa foi triste... muito triste. Mas não estava envergonhado, afinal, depois de dois anos disputado divisões inferiores, fomos o 3º melhor time entre os 25 melhores do Brasil na fase de classificação e no geral, conseguimos a 9ª posição. Ali começava a redenção Tricolor. Entre 2001 e 2004, pouca coisa relevante aconteceu, apesar de nesse período a Unimed se tornar quase parte do Clube, financiando entre outras coisas, a vinda do craque consagrado Romário para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2002, ano do Centenário do Flu, que diga-se de passagem, foi coroado com o 29º título Carioca, lembro que o campeonato estava muito desvalorizado na época. Alguns times disputaram a competição com os times reservas, mas e daí?? Eram 11 contra 11 e era uma grande oportunidade de ser campeão no Centenário, coisa que nosso maior rival, o Flamengo não conseguiu, diga-se de passagem, o campeão no Centenário deles, fomos nós, e em cima deles... vide gol de barriga em 95. E em 2002, mais uma vez deu Flu, numa final sequer televisionada, lembro-me de estar em casa ouvindo no radinho e sem poder fazer barulho, porque minha mãe e irmãs já dormiam, e eu e meu pai ficávamos vibrando em silêncio. Após o título, pulei muito, gritei em silêncio, e fui dormir feliz da vida. Ficamos em 3º no brasileirão daquele ano, com grande ajuda do Romário, ficamos na semifinal pro Corinthians. Nada que me abalasse. Pulando alguns anos sem nada pra se comentar, em 2005, sob a batuta de Abel Braga, um campeonato carioca disputadíssimo, com grandes jogos. A sensação do campeonato era o Volta Redonda, Campeão da Taça Guanabara, garantindo vaga na decisão estadual. Restava aos outros 11 times correrem atrás da Taça Rio e disputar o título com eles. Dois jogos marcaram demais. O primeiro foi a final da Taça Rio. O badalado Flamengo, atual Bicampeão e grande papão de Cariocas nos últimos 10 anos. Época da música Poeira da Ivete Sangalo fazer sucesso na torcida rubro-negra. E época em que eu estava em casa e ouvi pela televisão, após um sonoro 4x1 do Flu sobre o Fla na final, com direito a olé de mais de 3 minutos, um grito ironizando a famosa música adotada pelos rubro-negros, a torcida Tricolor cantava assim: "Ô Urubu, chegou a hora, pega a poeira põe no c** e vai embora!". E enquanto a torcida do Flu cantava isso, a torcida do Flamengo se retirava do estádio revoltada, foi épico. Outro jogo inesquecível daquele campeonato, foi o segundo e decisivo jogo da final do estadual. Fluminense x Volta Redonda. O Volta Redonda, heroicamente, havia ganho o primeiro jogo por 4x3, em pleno Maracanã, e tinha a vantagem do empate no segundo jogo. Lembro que o segundo jogo foi muito tenso, com o Volta Redonda abrindo o placar, e deixando os mais de 70 mil tricolores do Maracanã super nervosos. No fim do primeiro tempo, após lance polêmico, Tuta empata o jogo. No segundo tempo, Marcão marca o segundo, desviando de cabeça cobrança de falta de Juan, e após isso, era pressão do Flu mas a bola teimava em não entrar. E foi aí, que aprendi mais uma coisa. Nunca deixar de acreditar no Fluminense até o último e derradeiro minuto. O jogo estava indo para os pênaltis, quando aos 47 do segundo tempo, Leandro, evita a saída de bola pela lateral direita da intermediária, e de lá mesmo resolve erguer a bola na área, Antônio Carlos sobe só pra aparecer na foto, meio despretensioso e divide a bola com o goleiro Lugão, a bola bate na parte de trás da cabeça dele que quando cai fica procurando a bola, e quando a vê entrando no gol do Voltaço, explode em alegria, era o título carioca novamente nas laranjeiras. Torcida em êxtase. Grande título em um ano que ainda culminaria num vice campeonato da copa do Brasil e em um 5º lugar no brasileiro, duas vezes a participação na Libertadores bateu na trave no mesmo ano. Vamos pular 2006, ano em que nada de muito especial aconteceu e vamos ao ano de 2007, mas vamos nos concentrar apenas na Copa do Brasil. O Fluminense havia superado o trauma dos rebaixamentos e voltava com tudo ao cenário nacional. Numa competição marcada pela grande campanha do Botafogo, realmente prejudicado pela arbitragem no jogo de volta da semifinal contra a equipe do Figueirense, o Fluminense, que não tinha nada a ver com isso, também chegara à grande final, assim como dois anos atrás, e assim como dois anos atrás, iria enfrentar um time de menor expressão nacional, o Figueirense. No primeiro jogo, no Maracanã, eu fiz questão de ir assistir, era minha primeira vez sem meu pai no Maraca, até então só ia com ele, e dessa vez, fui com uns amigos. Lembro-me que a torcida do Fluminense, a mesma que havia forjado em mim o amor à esse clube, me deu a demonstração do que era a expressão: "Acordaram um gigante!". Na noite do dia 31 de maio, num Maracanã lotado de tricolores, com uma festa maravilhosa de luzes e cores, o Fluminense sofre o primeiro gol e a torcida ao invés de se desesperar, canta ainda mais forte, acordando o tal gigante. E no finzinho do jogo, Adriano Magrão marca o gol de empate, o gol que fazia o Gigante despertar totalmente. Uma semana depois, no Orlando Scarpelli, o Fluminense marca um gol logo no início do jogo, e com isso, garante o título e a partir daí, o gigante já despertou e começa a mostrar pros que não conheciam a sua verdadeira vocação para a glória. Em 2008, após 23 anos, o Fluminense volta a disputar a competição mais importante da América. E tem jogos fantásticos, mas não vou contar a história deles, pois já estou fazendo isso em posts diferentes, mas tenho que destacar o que acontece na grande final. Depois de eliminar os grandes papões da Libertadores, São Paulo e Boca Juniors, o Fluminense iria enfrentar a então desconhecida LDU e a sua temida aliada, a altitude, que faz com que fôssemos batidos em quito por 4x2. No jogo de volta, sofremos um gol pelo nervosismo, pois foi um dos únicos chutes da LDU no jogo, e vencemos por 3x1, levamos a decisão para os pênaltis (lembrando que se o regulamento da competição tivesse se mantido na final, em que o gol na casa do adversário era critério de desempate, o Fluminense seria o campeão sem a necessidade de pênaltis) e num Maracanã lindo como nunca se havia visto antes em lugar nenhum no mundo, o Gigante cai. O Fluminense sofre o grande baque de sua história desde a queda para a terceira divisão. O que se via no Maracanã era desumano, pessoas chorando incontrolavelmente, e apesar da derrota, aplaudiram o time, reconhecendo o esforço feito por eles e me ensinaram o que é ter orgulho de ser tricolor. Em 2009, foi o ano do Fluminense. Não, o Fluminense não ganhou título nenhum, mas ganhou algo mais valioso que isso. O respeito nacional. Após uma campanha épica na Libertadores do ano anterior, a sensação de assunto inacabado com aquele torneio e a certeza de que ainda vamos voltar a ele para resolver isso, o Fluminense iria disputar a Copa Sulamericana e o Brasileirão no segundo semestre. O Fluminense ia mal das pernas no brasileirão e aos trancos e barrancos na Sulamericana ia superando seus adversários. Até que Se vê completamente perdido no brasileiro, faltando 7 rodadas pra finalizar o campeonato, o Fluminense precisava ganhar todas, era considerado rebaixado por praticamente todos os comentaristas de esportes. Todos os torcedores adversários já nos davam como rebaixados. Até mesmo parte da nossa torcida já se dava por vencida. Eu pensava comigo que esses que não acreditavam não conheciam a história recente do Fluminense. A virada começou contra o Atlético-MG no Maracanã, onde pouco mais de 13 mil verdadeiros guerreiros, apelidaram o time do Flu de guerreiros como eles, debaixo d'água, lutando junto com o time, cantando como se fossem 50 mil, levaram o time à vitória contra um dos melhores times do campeonato. No fim de semana seguinte, tínhamos a pedreira do Cruzeiro, candidatíssimo ao título daquele ano, e no fim do primeiro tempo, o que se via no placar era 2x0 para os donos da casa. Ali muita gnt se desesperou, mas eu, como conhecia o poder desse time, não arredei pé da frente da TV pude ver uma virada histórica, quase inacreditável, o Fluminense, diante de mais de 40 mil cruzeirenses, vira o jogo pra 3x2 e continua sua luta contra os 98% de chances de rebaixamento que lhe foram atribuídas pelos matemáticos. E a maratona de jogos prosseguia, disputando a sulamericana em paralelo. Até que chegamos ao fim do mês de novembro, não me recordo bem a data, mas era dia de final de sulamericana, e logo contra quem? A mesma LDU, no mesmo estádio onde fora derrotado por 4x2 a pouco mais de um ano. E dessa vez, o baque foi pior, o time lutava incansavelmente contra o rebaixamento iminente, estava nítidamente exausto, e o ar rarefeito a 2800 metros de altitude deixaram o time perdido, prova disso foi que logo no início, antes do cansaço fazer efeito, o Fluminense colocou 1x0, e depois disso, o que se viu, foi algo mais uma vez desumano. Eram mais de 40 mil pessoas, contando os gandulas da LDU contra o Fluminense, contra os cerca de 50 a 60 tricolores, contando os jogadores, que foram enfrentar a LDU. E essa covardia acarretou uma sonora goleada, 5x1 pra LDU. Mas foi aí que mais uma vez a torcida do Fluminense fez a diferença. Na noite do dia seguinte, a delegação do Fluminense desembarcou no Aeroporto Tom Jobim, esperando serem recebidos por alguns torcedores revoltados com o resultado, mas para a surpresa deles e do Brasil inteiro, cerca de 2000 torcedores, foram ao aeroporto abraçá-los, incentivá-los e agradecer pelo empenho. Aquilo uniu time e torcida de uma forma absurda. O time foi recebido como campeão, após sofrer uma goleada praticamente irreversível. Sem contar que uma atitude diferente da torcida, colocaria em risco a recuperação no campeonato brasileiro. Se antes a chance de rebaixamento era de 98%, ela já tinha sido redusida a míseros 21%, e no domingo teria jogo decisivo contra o Vitória no Maracanã. A torcida mais uma vez compareceu e viu o time golear pelo placar de 4x0, placar necessário para levar a decisão de quarta, pela sulamericana, no mesmo estádio para os pênaltis. Chega o tão esperado dia 2 de dezembro, quem diria que um time que a um mês atrás tinha 98% de chances de ser rebaixado no brasileiro, estaria na final da Sulamericana e dependendo de um empate no domingo para permanecer na primeira divisão? Pois essa era a situação do Fluminense, para garantir o título sulamericano, era necessário golear a LDU por 5 gols de diferença ou 4 para levar a decisão pros pênaltis. Dessa vez eu estava lá e o que eu vi na decisão, foi um baile Tricolor, só dava Fluminense, mas o gol teimava em não sair, no fim, me lembro que vencemos por 3x0 e todos aplaudiram de pé e cantaram "Time de guerreiros" ao fim do jogo, mostrando o orgulho de ser Tricolor e cientes de que a verdadeira guerra seria no domingo, contra o Coritiba em Curitiba. Não podia perder esse jogo e fui, sozinho pra Curitiva, 14 horas de viagem, no meio de uma organizada do Flu. E que viagem. Emocionante do início ao fim. Teve revista inconstitucional da polícia do Estado do Paraná, teve churrasco de recepção da organizada do Paraná Clube, teve caminhada escoltada por policiais até o estadio, teve desespero total, nos dez minutos finais do jogo, onde só se via o Coritiba pressionar, teve o alívio de se sentir ainda na primeira divisão e o grito de zoação com a torcida adversária (Chora otário, caiu no centenário!), teve confusão no fim do jogo com a torcida do Coxa invadindo o gramado e agredindo quem vissem pela frente. Tive que esperar duas horas após o fim do jogo para sair do estádio. Voltamos para a sede da torcida organizada do Paraná Clube sem escolta policial. Fomos embora da cidade, por volta das 23 da noite, sem escolta da polícia, houveram rumores de que estaríamos sendo seguidos por duas kombis e um carro da torcida organizada do Coritiba. E o melhor foi quando o busão que nos levou e trouxe de lá, colocou as rodas na Avenida Brasil, a comemoração era como se fosse um título e apesar do Flamengo ter sido campeão naquele ano, só se falava do milagre tricolor, todos que passavam pelo ônibus, comigo e outros integrantes da torcida sentados pro lado de fora da janela, com bandeiras, camisas e toalhas do flu sendo agitadas, nos cumprimentavam, dando os parabéns, como se os campeões tivéssemos sido nós. E quem imaginaria, que exatamente um ano depois desse martírio, o Fluminense Football Club estaria no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, para receber a Taça de Campeão Brasileiro de 2010? Eu, não podia deixar de estar no Engenhão pra ver o jogo que valeu o título. Emocionante, tenso, vibrante, festa linda da Melhor e Mais Bonita Torcida do Mundo. Fez valer as quase 22 horas em que fiquei na fila para comprar o ingresso. No fim, eu não conseguia falar ou fazer nada, além de abraçar quem estivesse do meu lado, chorar, olhar estático pro gramado e elevar meus olhos ao céu e agradecer a Deus pelo momento que eu estava presenciando. Foi mágico, o Gigante finalmente resolveu mostrar seu poder novamente e ano que vem estamos de volta a competição mais importante da América, o que vai acontecer? Não sei, mas alguém aí ainda duvida desse Clube?? Será que deu pra entender o por quê de eu amar tanto e fazer loucuras por esse clube?
Assinar:
Comentários (Atom)












